Cerimônia no Rio inaugura iniciativa global em prol da nutrição

Categoria
- 04/08/2016

Devido à presença de autoridades políticas de diversos países para as Olimpíadas no Rio, nesta quinta-feira (4/8), foi realizada, no Pier Mauá, a cerimônia de lançamento da iniciativa Nutrição para o Crescimento (Nutrition for Growth - N4G), que apoia políticas globais, regionais e nacionais de nutrição, alinhadas ao desenvolvimento sustentável e a ações de enfrentamento aos maus hábitos nutricionais, com base em experiências bem sucedidas no Brasil e em outros países nas últimas décadas.

A RNP, por meio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), foi convidada para apoiar uma dessas iniciativas, a rede NutriSSAN, um projeto de plataforma virtual liderado pelo Brasil e apoiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo é envolver representantes da sociedade civil e do governo para a discussão de melhores práticas de promoção da nutrição. “A infraestrutura de comunicação e colaboração da RNP será usada na realização de sessões de vídeo e webconferência utilizando o modelo de governança da Rede Universitária de Telemedicina para integrar os profissionais na área de nutrição”, explica o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina.

Em abril deste ano, aconteceu em Manaus uma reunião com mais de 60 instituições nacionais e internacionais para definir as diretrizes de um documento sobre políticas públicas em segurança alimentar, que oficializa a criação da rede NutriSSAN. De acordo com o documento, a rede será aberta a todas as instituições engajadas em contribuir para a erradicação da fome e a desnutrição em âmbito local, nacional, regional e global.

A iniciativa Nutrição para o Crescimento (N4G) foi lançada em 2013, no Reino Unido, como resultado de um processo de engajamento político iniciado nas Olimpíadas de Londres em 2012, que hoje envolve também os governos do Brasil e do Japão, próximo país-sede dos Jogos Olímpicos de 2020.