CAIS garante a operação segura do Sisu 2023

A articulação de recursos humanos e tecnológicos para a execução segura de um programa como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um desafio que a RNP tem enfrentado ao longo dos últimos anos. Isso porque é essencial garantir a proteção da rede e dos dados disponibilizados pelos estudantes que acessam simultaneamente o sistema para realização das inscrições nos cursos de nível superior. E para atender essa demanda, a RNP reúne especialistas de diversas áreas, entre elas, o Centro de Atendimento a Incidentes em Segurança, o CAIS.

Desde a mobilização da equipe de especialistas ao mapeamento do sistema para aplicações de ferramentas de cibersegurança, o CAIS se empenha em fazer um monitoramento ativo e minucioso do sistema, para garantir a integridade, disponibilidade e a confidencialidade das informações, tanto que, nesta segunda edição do Sisu 2023, incluiu as operações do seu Centro de Operações de Segurança (SOC) na ação.

A vigilância do SOC conta com tecnologia de ponta e ferramentas de detecção e análise, além de atuar full time e ter um papel fundamental na operação, para garantir que a segurança do sistema seja feita sem nenhum tipo de incidente.

De acordo com o líder técnico do SOC, João Guimarães, o maior desafio dessa ação é agir de forma assertiva para atender a grandeza do projeto. “A operação exige que os profissionais estejam sempre preparados, as ferramentas bem configuradas e o monitoramento constante para identificação de ameaças e ataques que podem comprometer a disponibilidade do sistema”, afirmou.

Outro obstáculo a ser vencido pela RNP na realização do Sisu neste segundo semestre foi a criação da infraestrutura tecnológica no Ministério da Educação (MEC). Para isso, a organização antecipou diversas etapas, como a preparação de toda a estrutura, a escalação dos componentes, mudança das máquinas, teste da aplicação e, também, a passagem de conhecimento técnico para a equipe do MEC.

Segundo o coordenador de projetos da RNP, Hélder Oliveira, o papel da organização nesse contexto vai além de disponibilizar conhecimento e recursos tecnológicos, mas também, ajudar o MEC na execução dessa política pública de governo, que se conecta com o propósito da RNP de transformar vidas. “Além de toda essa infraestrutura, a gente está falando dos melhores profissionais do país, cujo propósito é possibilitar que não haja nenhum problema de cunho tecnológico que impeça o candidato de chegar no seu objetivo, que é a vaga”, disse.

A segunda edição do Sisu 2023 aconteceu de 19 a 22/6, nas dependências do MEC. Foram disponibilizadas 51.277 vagas em 65 instituições de ensino superior em todo país, para um público de 1.956.815 candidatos aptos para participação no programa.