RNP lança edital para bolsa de jornalismo científico

A RNP, por meio do Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), lança sua primeira chamada para bolsa de jornalismo científico.  

A iniciativa tem o intuito de oferecer oportunidade para alunos de pós-graduação e profissionais de comunicação atuarem com a produção de conteúdo relacionado à Ciência e Tecnologia, proporcionando o aprimoramento da habilidade de traduzir a linguagem técnica da ciência para um formato mais acessível pela sociedade.  

Podem concorrer à bolsa alunos de mestrado ou profissional com mestrado concluído e/ou profissional com mais de 3 anos de experiência em comunicação ou jornalismo, e que tenha realizado alguma disciplina de Jornalismo Científico, participado de algum laboratório/projeto de extensão correlato durante sua jornada de aprendizagem ou tenha realizado estágio em departamento de comunicação de uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).  

O valor da bolsa é de R$ 3.700,00 (três mil e setecentos reais) mensais para candidatos com mestrado concluído ou mais de 3 anos de experiência profissional. Para candidatos com mestrado em andamento o valor da bolsa será de R$ 2.000,00 (dois mil reais) mensais. Em ambos os casos, a carga-horária estimada é de até 20h semanais. A jornada de trabalho será remota.  

A submissão de candidaturas deverá ser realizada por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no endereço: https://forms.office.com/r/6XGn5yNNYs até o dia 15 de abril de 2024.  

A pessoa selecionada vai atuar com a produção de conteúdo jornalísticos em assuntos de vanguarda na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tais como: Internet, Blockchain, redes móveis (5G, 6G) e Inteligência Artificial.  

Acesse o edital da chamada para mais informações.