Portal de Periódicos da Capes celebra 15 anos

Categoria
- 10/11/2015

Teve início hoje, dia 10/11, em Brasília, o Seminário Internacional do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

O evento faz parte das comemorações pelos 15 anos da biblioteca virtual, cujo acompanhamento técnico é feito pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que, em 2009, criou uma ferramenta de busca integrada ao acervo do Portal.

A programação do seminário incluiu apresentações de executivos e representantes da comunidade acadêmico-científica brasileira, de editoras nacionais e internacionais, de organizações e instituições parceiras e da própria Capes. O objetivo foi debater temáticas sobre o acesso à produção científica.

Convidado especial, o diretor-geral da RNP, Nelson Simões destacou, em sua apresentação sobre a ‘Tecnologia na Educação: uma visão da parceria Capes-RNP", a importância da infraestrutura da internet no Brasil e no mundo. “A RNP é uma espécie de internet avançada, que permite alunos, professores e pesquisadores se comunicarem. Testamos novas aplicações e novas plataformas, qualificamos recursos nessa área e desenvolvemos as ações junto com grupos de pesquisa que podem fazer avançar o conhecimento de novas arquiteturas e novos modelos”, explicou. Dentre as iniciativas coordenadas pela organização está a de Soluções Digitais para Educação, que tem como objetivo aplicar tecnologias de redes avançadas no atendimento às políticas públicas da área de educação, coordenadas pelo MEC e operadas por suas agências, como a Capes."A cooperação do Brasil no que diz respeito ao desenvolvimento de conhecimento é crescente e cada vez mais notória. As tecnologias de apoio à aprendizagem estão relacionadas a este aumento, pois permitem a mobilidade da educação, evidenciando, inclusive, a educação à distância. O Portal de Periódicos é um grande exemplo, uma vez que milhares de estudantes e pesquisadores brasileiros têm acesso a informações em âmbito internacional, independentemente do local onde estão, ao usar a ferramenta”, ressaltou Nelson.

Na mesa da qual participou também estavam presentes os diretores da Capes, Márcio de Castro Silva Filho, de Programas e Bolsas no Brasil, e Arlindo Philippi Jr., de Avaliação. O Presidente da Capes, Carlos Nobre, agradeceu imensamente a participação da RNP no processo de desenvolvimento do Portal de Periódicos. "Sem dúvida, é um dos programas mais bem sucedidos da Capes nas últimas décadas. A biblioteca virtual tem um papel significativo como ferramenta de acesso à comunicação científica, que tende a crescer ainda mais nos próximos anos. A RNP é imprescindível para o sucesso, impulsionando a disponibilização do que há de melhor da produção científica internacional”, comemorou. 

Entre outros temas debatidos no evento, destacaram-se assuntos como o acesso a conteúdos científicos nos próximos 15 anos; o futuro das sociedades científicas como editoras; a diversificação de conteúdos disponíveis no Portal e critérios de avaliação e desbastamento do acervo.

Com o objetivo de promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação por meio da disponibilização de conteúdo científico de alto nível, o Portal de Periódicos comemora os 15 anos de existência com números expressivos: 424 instituições participantes, um acervo com mais de 37 mil periódicos e 250 mil livros eletrônicos, 11 bases de patentes (invenções certificadas), 285 mil acessos diários e, em 2014, alcançou 39 milhões de artigos baixados e 65 milhões de consultas às 126 bases referenciais existentes. Também disponibiliza enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. 

Com o passar do tempo, o Portal consagrou-se como um importante instrumento para atividade científica, tecnológica e acadêmica, reunindo em um único espaço virtual as melhores publicações produzidas no mundo e possibilitando que a produção brasileira seja reconhecida internacionalmente.