Compromisso 3 pela Ciência Aberta é encerrado com quatro repositórios implantados pela RNP e Ibict

No dia 31/7, uma reunião online encerrou as ações do compromisso 3, do 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto, traçado pela Iniciativa do Governo Aberto (Open Government Partnership) e cujo objetivo principal era "estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil". 

Dentro desse compromisso, coube à RNP, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e com a equipe do Grupo de Trabalho Rede de Dados de Pesquisa Brasileira (GT-RDP), executar a estratégia de “implantação de infraestrutura federada piloto de repositórios de dados de pesquisa”, cumprida com êxito: quatro repositórios foram implantados seguindo padrão de interoperabilidade recomendado pelo Marco 8.

Considero que o nosso trabalho superou as expectativas: pactuamos a entrega de uma prova de conceito com pelo menos três repositórios de dados. Ao final, mais de sete repositórios foram implantados baseados nas orientações e documentações que desenvolvemos ao longo do trabalho. E alguns desses repositórios já avançaram para uma fase de pré-produção", conta o diretor-adjunto de e-Ciência e Ciberinfraestrutura Avançada da RNP e coordenador do grupo, Leandro Ciuffo.

No ciclo, foram prototipados os repositórios de dados da Fiocruz, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Ibict e da RNP (https://dadosabertos.rnp.br/), além de outras instituições que se beneficiaram do aprendizado gerado durante o processo de implantação desses repositórios. No encontro online que encerrou o compromisso 3, também foi apresentada a nova versão do portal Oasisbr do Ibict, que passou a agregar dados dos repositórios institucionais da Fiocruz, Embrapa e da RNP, entre outros.

Além dos objetivos concluídos, seguem em andamento estudos sobre preservação digital de longo prazo e testes de integração de repositórios Dataverse com soluções de armazenamento elástico na nuvem.  

As lições aprendidas e os subprodutos desenvolvidos durante o processo foram todos documentados e estão à disposição dos pesquisadores.

Confira a lista abaixo:

Série de vídeos exibe resultados
No mesmo dia da reunião de encerramento, foi lançada a série “Compromisso pela Ciência Aberta”, composta por seis vídeos que tratam sobre diferentes temas que fazem parte dos resultados entregues pelo Marco 4 do Compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto.

Assista aos vídeos

Vídeo 1. O Movimento da Ciência Aberta

Vídeo 2. Gestão de Dados de Pesquisa e Princípios FAIR 

Vídeo 3. A Ciência Aberta na perspectiva dos editores científicos

Vídeo 4. A Ciência Aberta na perspectiva das agências de fomento 

Vídeo 5. Interoperabilidade e Infraestrutura Tecnológica na Ciência Aberta 

Vídeo 6. A Experiência da Ciência Aberta na pesquisa científica 

 

Sobre a OGP
Lançada em 2011, a iniciativa internacional OGP (Open Government Partnership) conta atualmente com a participação de 75 países. O objetivo é promover maior transparência nas informações entre governos e cidadãos e fortalecer a governança na democracia, por meio do incentivo à participação social, à luta contra a corrupção e ao desenvolvimento de novas tecnologias que tornem os governos mais responsáveis por suas ações.