Videoconferência encurta distâncias e une os Campi da UFRA

- 10/03/2020

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) é a mais antiga Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa Cientifica e Tecnológica na área de Ciências Agrárias da região norte do país, com pesquisas importantes para a preservação da região amazônica. Com sede em Belém e composta por seis campi distantes entre si, a universidade enfrentava o desafio de vencer a grande extensão territorial para realizar reuniões administrativas e acadêmicas. Cada encontro demanda tempo, custos e a ausência do servidor na sua unidade.

A solução encontrada para aproximar as equipes e reduzir os gastos com deslocamentos foi a videoconferência. Através de um link disponibilizado pela RNP, as equipes das seis unidades podem realizar encontros, eventos e até mesmo defesas de tese em conjunto, como se estivessem no mesmo ambiente.

O serviço de Videoconferência da RNP permite maior integração entre os campi universitários e redução de custos. Segundo o gestor de TI da instituição, Anderson Paixão, 95% das reuniões administrativas são feitas por videoconferência. As reuniões de Conselho chegam a ter de 80 a 100 participantes. Além disso, o serviço também é usado para o acompanhamento médico de pacientes servidores e defesas de teses. ‘‘Antes eram gastos 45 mil reais só com diárias e passagens no deslocamento de pessoas do interior para as reuniões na sede. Com o uso de videoconferência, houve uma redução de 90% desses custos’’, aponta Anderson.

O campus mais distante da sede é o de Parauapebas: fica a 900 km de Belém. Para o analista de TI da unidade, Suelck Patrick de Souza Moreira, o sistema via link da RNP é de grande valia pois economiza muito tempo e dinheiro, tendo em vista que o deslocamento até a sede demanda uma viagem de 12 horas de ônibus ou 1 hora de avião.

Ele destaca que o sistema ajudou a estreitar a relação entre os campi. ‘’Aqui em Parauaebas nós usamos a videoconferência para defesas de doutorado, mestrado, TCC, ou mesmo de graduação com outros campi. Já usamos até mesmo para defesas internacionais, com um professor na casa, outro em Londres, e um terceiro nos EUA”.

Francisco José Alves Barros Firmino, técnico em TI da mesma unidade, conta que a videoconferência é uma ferramenta fundamental para a UFRA, principalmente para o mais distante dos campi. “A ferramenta de videoconferência da RNP tem um sistema de agendamento on-line que facilita os processos e, graças a ela, reduzimos bastante o gasto com diárias e passagens”, destaca.

 

;