Unicamp é a primeira universidade a usar o meio-fio modular da RNP

- 23/08/2022

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será a primeira instituição a ter cabos de fibra óptica subterrâneos dentro do seu campus principal utilizando a solução de meio-fio modular, desenvolvida pela RNP, que consiste em guias de meio-fio com canais para a passagem do cabo de fibra óptica.

O projeto-piloto contou com representantes da RNP, do Inova Unicamp, e das empresas parceiras Agretal, Ômega Engenharia, Prysmian, Empretec e Duraline, que se reuniram no dia 18/8 no espaço de eventos do Inova Unicamp para um momento de confraternização e explicações sobre o projeto. 

Na ocasião, o grupo pôde observar in loco o momento no qual foi feito o sopramento dos cabos em microdutos que são colocados nos canais, dentro dos meios-fios modulares, em um trecho de cerca de 1.3 km entre o prédio da RNP e a Agência Inova Unicamp. 

Os próximos passos incluem novos testes de resistência, a modelagem do negócio e a prospecção de mercado para atrair novos parceiros, para difusão de seu uso.

Sobre o meio-fio modular

Meio fio modular 3

O meio-fio modular é o primeiro produto lançado pela RNP como uma solução de infraestrutura para conectividade para sanar problemas comuns nas cidades e torná-las mais inteligentes.

A solução consiste em guias de meio-fio furadas, encaixadas umas nas outras, funcionando como canais para passagem de fibra óptica.

A inovação é aplicável não somente à área de telecomunicações, para passagem de cabos de telecomunicações, mas também para cabos de energia elétrica.

Entre os principais benefícios para o mercado de construção civil, o meio-fio modular evita o grande número de instalações aéreas em postes, o congestionamento do subsolo, além de promover a melhor utilização do espaço urbano. 

A ideia surgiu na Diretoria de Engenharia e Operações da RNP e foi cadastrada no Sistema de Gestão de Portfólio de Ativos Intelectuais da organização (GPAI), com patente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no ano de 2015.