Ufopa torna-se a primeira universidade conectada por infovias subfluviais em alta velocidade

- 17/08/2023

Em agosto de 2023, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) tornou-se a primeira universidade da região Norte a estar conectada por duas infovias em fibra óptica: a Infovia 00, que interliga Macapá e Santarém, e a Infovia 01, que por sua vez liga Santarém a Manaus. Juntas, as infovias somam quase 2 mil km de extensão em cabos de fibra óptica subaquáticos instalados nos leitos dos rios da bacia amazônica, com conectividade capaz de beneficiar até quatro milhões de habitantes. 

Os dois empreendimentos fazem parte do Programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações, que visa expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica. Com investimentos de R$ 165 milhões, a Infovia 01 passa por nove cidades entre os estados do Pará e do Amazonas, que concentram uma população de até 3 milhões de pessoas.  

A implantação do cabo subfluvial ficou a cargo da empresa EAD – Seja Digital, que também construirá redes metropolitanas em cada um desses municípios para conectar equipamentos públicos, como escolas, hospitais e unidades do Poder Judiciário, além de instalar pontos de rede sem fio Wi-Fi em praças públicas. 

Dessas cidades, seis contam com unidades da Ufopa, onde são ofertados 41 cursos de graduação e 18 de pós-graduação. Em 2023, a universidade teve 5,4 mil alunos matriculados, sendo 530 indígenas e 442 quilombolas.  

Segundo a reitora da universidade, Aldenize Xavier, diversos projetos de pesquisa e de extensão serão beneficiados por essa conectividade, principalmente os voltados à bioeconomia e sociobiodiversidade amazônica. Um exemplo é o laboratório que melhora a extração da Andiroba, para bioprodutos feitos pelo projeto Amélias da Amazônia. Outras linhas de pesquisa estudam as propriedades do murumuru, do jambo, da macaxeira e sementes florestais. 

“Ter um potencial de conectividade tanto na universidade como nessas localidades da região como um todo nos permite estar conectados com o mundo e mostrar os produtos que desenvolvemos”, afirma a reitora. 

Potencial para telemedicina 

No dia 7/8, ao participar da cerimônia de inauguração da Infovia 01, na sede da Ufopa, em Santarém, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva visitou o navio-hospital Escola Abaré, que pertence à universidade desde 2015 e possui estrutura para atendimento médico e odontológico à população ribeirinha. A embarcação passará a contar com conectividade em tempo integral por uma antena de satélite instalada pela RNP.  

O Abaré atende 76 comunidades ao longo do Rio Tapajós e faz, no mínimo, seis expedições ao ano. Estima-se que a embarcação já tenha realizado 20 mil atendimentos, desde a aquisição pela Ufopa em 2015. 

Da embarcação, o presidente Lula participou de videoconferência transmitida para outras quatro unidades básicas de saúde, duas delas com relevância para a telemedicina. O Centro de Telemedicina de Parintins (AM), primeiro ponto de atendimento de telessaúde do Brasil, e o Hospital Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. Inclusive, o serviço utilizado para a videoconferência foi o Conferência Web, da RNP, desenvolvido com tecnologia nacional. 

Lula confweb
Presidente Lula participa de videoconferência utilizando o serviço de Conferência Web da RNP.

Na ocasião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que a pasta tem o interesse de usar a Infovia 01 para conectar as Unidades Básicas de Saúde da região, melhorando assim a atenção primária à saúde e fomentando a inclusão digital. 

De acordo com o coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Luiz Ary Messina, as duas pastas estão articulando ações de conectividade significativa em saúde digital nos estabelecimentos de saúde com ensino, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  

Já o ministro das Comunicações Juscelino Filho afirmou que outras três infovias serão lançadas até o final do ano, interligando Belém a Manaus, Tefé a Tabatinga, no Amazonas, e Vila do Moura a Boa Vista, em Roraima. Ao todo, o Programa Norte Conectado construirá oito infovias, beneficiando 58 milhões de pessoas. O ministro ainda revelou o desejo de usar a fibra óptica para sensoriamento e monitoramento de dados na Amazônia. 

Na cerimônia de inauguração, a reitora Aldenize Xavier alertou que o Programa Norte Conectado, como política pública, ajuda a reparar uma “dívida histórica” de investimentos do país na Amazônia. “Conectividade hoje é sinônimo de cidadania, porque todos os serviços públicos você precisa acessar por uma plataforma digital. Não ter conectividade é não ter acesso a vários direitos”, destacou a reitora. 

Belém será a sede da COP30 em 2025 

Na inauguração da Infovia 01, o presidente Lula ainda destacou que, em 2025, Belém do Pará vai sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), onde serão discutidas soluções para a crise climática. Na Ufopa, são desenvolvidas diversas pesquisas sobre clima, envolvendo os impactos do extrativismo, do desmatamento, além de monitoramento da reprodução de peixes e da qualidade do ar.  

A conectividade das Infovias 00 e 01 beneficiará o acesso ao supercomputador da Ufopa, localizado em Santarém, que processa dados coletados por uma sonda mantida em uma fazenda em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com isso, será possível que outros estudantes de todo Brasil analisem dados meteorológicos da Amazônia para estudos do clima. 

Para o diretor de TI da Ufopa, Rafael Miranda, o maior impacto da Infovia 01 será a integração entre os campi da Ufopa. “Todos esses campi já são atendidos pela RNP, mas a infovia vai trazer a possibilidade de conectá-los em uma rede de alta velocidade. Isso vai possibilitar que o pesquisador em sua cidade consiga acessar o nosso centro de pesquisas, onde há o cluster Tapajós, localizado nas dependências do datacenter da Ufopa”, explica o diretor de TI. 

Confweb no Abaré
O diretor de TI da Ufopa, Rafael Miranda, e o professor Cleinaldo Costa, da Universidade do Estado do Amazonas, testam o Conferência Web.