Saiba como uma instituição pode ser um cliente inicial das soluções desenvolvidas pelo Programa de PD&I da RNP

O Programa de PD&I em Serviços Avançados (antes conhecido como Programa de Grupos de Trabalho (GTs) é a principal fonte de criação de novos produtos e serviços da RNP.  O Conferência Web, Eduplay, CAFE e ICPEdu são alguns exemplos de projetos desenvolvidos no âmbito do Programa que ultrapassam os muros da academia e ganham o mercado, com a criação de startups ou empresas desenvolvidas.  

Criado em 2002 e reformulado em 2019, o programa passou a agregar ao eixo de produto, original e exclusivamente focado no desenvolvimento tecnológico, o eixo de desenvolvimento do negócio. Na Fase 1, os Grupos de Trabalho realizam a descoberta de clientes e a criação de um MVP (Mínimo Produto Víavel) inicial (um “protótipo”) e na Fase 2 (originalmente chamada de “piloto”), os grupos de trabalho (GTs) evoluem o MVP na busca da validação do encaixe de produto com o Sistema RNP. 

A Fase 2 ainda engloba a criação de uma startup que possa receber o licenciamento da tecnologia desenvolvida e a busca pelos early adopters (ou clientes iniciais) da solução proposta pelos GTs nessa etapa.  

Com o apoio do Lab NasNuvens, a RNP vai realizar quatro webinares para apresentar cada solução em desenvolvimento pelos Grupos de Trabalho em Fase 2 em 2023 a fim de engajar novos usuários interessados em experimentar e contribuir com a evolução dessas aplicações.  

Confira a agenda de cada webinar:  

LANSE: 25 de abril, às 14h  

Temática de educação  

Use a tecnologia baseada em inteligência artificial de ponta para reduzir a evasão escolar e aumentar os índices de aprovação os alunos de sua instituição. Com o Lanse, você realiza de forma totalmente automatizada a predição de riscos acadêmicos para auxiliar os gestores a reterem os alunos. Extraia informações ricas do Moodle para compreender o comportamento dos alunos com uma precisão de mais de 85% na predição de evasão já na segunda semana de curso. Totalmente em nuvem, o Lanse recebe dados do ambiente Moodle e oferece visualizações sobre as interações dos estudantes dentro do curso.  

REABNET: 02 de maio, às 15h  

Temática de saúde digital com foco em telemedicina e telerreabilitação 

A reabilitação pode ser para todos e em qualquer lugar por meio do atendimento remoto. O Reabnet é uma plataforma de serviços de reabilitação remota totalmente baseada em realidade virtual e aumentada. Assim, oferece uma gama de produtos para beneficiar as pessoas com limitações funcionais que necessitam de terapias para melhorar a sua condição. Para isso, utiliza os mais avançados recursos de realidade virtual e aumentada para oferecer atendimentos de forma remota. O Reabnet tem total integração aos sistemas já existentes e promove uma comunicação paciente-profissional por meio de chat e chamada de vídeo, trazendo tranquilidade ao usuário, familiares e cuidadores. 

PDC-RCI: 09 de maio, às 15h 

Temática de saúde digital, telessaúde e telemedicina 

A plataforma Cuidado Integrado em Equipe (PDC RCI) integra em um só ambiente aplicações digitais existentes nos estabelecimentos de saúde - telemedicina e telessaúde, prontuário eletrônico e call center - com recursos de comunicação e colaboração - serviços de mensageria, serviços de vídeo e voz. Assim estabelece uma troca de informações segura e simplificada entre todos os participantes da equipe de cuidado: pacientes, familiares, médicos, enfermeiros e demais profissionais de cuidados médicos. Estabeleça uma colaboração e comunicação eficiente entre todos os profissionais de saúde dos diferentes níveis que atuam em sua instituição. 

SECDEVIAS: 16 de maio, às 15h 

Temática de cibersegurança e desenvolvimento de software 

Os principais desafios do desenvolvimento de software são eliminar falhas humanas e processuais para reduzir as vulnerabilidades. Os prazos de entrega cada vez mais curtos e a grande quantidade de profissionais que participam das esteiras de desenvolvimento dificultam o acompanhamento detalhado das fases e o controle de vulnerabilidades em cada uma dessas etapas. Some a isso a complexidade tecnológica e o alto custo dos processos de segurança e temos pronto o grande desafio dos gestores de sua instituição. O SecDeviaS foi criado para solucionar esses problemas com a criação de auto-esteiras de DevSecOps com relatórios completos de vulnerabilidades encontradas. 

Saiba como se inscrever para assistir os webinares nesse link.  

Mais informações aqui.