RNP pede patente de meio-fio adaptado para passagem de fibra óptica

Categoria
- 09/10/2015

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) acaba de depositar mais um pedido de Patente de Modelo de Utilidade (MU), o primeiro feito de forma independente, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A inovação é aplicável à área de telecomunicações. Intitulada “Disposição construtiva introduzida em guia de Meio-fio Modular”, a estrutura utiliza as guias de meio-fio furadas, encaixadas umas nas outras, permitindo a passagem de dutos e conduítes, principalmente de fibra óptica, por dentro dos furos e encaixes criados. Dessa forma, é possível sanar problemas comuns nas cidades, como o grande número de instalações aéreas e o congestionamento do subsolo.

“É uma solução simples, de fácil fabricação e implementação em ruas, avenidas e estradas. Os blocos de concreto vão se encaixando, como se fossem grandes peças de lego. Utiliza-se matéria-prima em abundância no mercado, podendo ser feito também de material reciclado, além da possiblidade de menor custo para a instalação. “É um marco para a RNP, que vem se esforçando para incentivar a proposição de invenções e tratamento da propriedade intelectual gerada na organização”, afirma o diretor de Engenharia e Operações, Eduardo Grizendi.

Inicialmente, partindo do bloco pré-moldado, o material básico é o concreto, mas existe a possibilidade de fabricação com outros materiais, ainda em fase de pesquisas. A instalação não difere das práticas já conhecidas e utilizadas no país. Há, porém, a necessidade de adequações para a produção e a instalação do produto, mas a viabilidade desse tipo de infraestrutura atenderia aos padrões já desenhados pelo governo municipal, de infraestrutura enterrada, diminuindo a poluição visual.

Os próximos passos incluem procurar parceiros para desenvolver protótipos e realizar testes, modelar o negócio e transferir a tecnologia para comercialização do produto.

A ideia surgiu na Diretoria de Engenharia e Operações da RNP e foi cadastrada no Sistema de Gestão de Portfólio de Ativos Intelectuais da organização (GPAI).  Os analistas de Engenharia de Redes da RNP Helmann Strobel Penze e Marco Aurélio Montoro Filho também fazem parte do rol de inventores do Meio-fio Modular.