RNP participa do I Fórum de Governança de TIC dos Institutos Federais

Categoria
- 11/04/2016

Melhorias na gestão de Tecnologia da Informação permearam os debates e apresentações do 1º Fórum de Governança de TIC dos Institutos Federais, realizado nos dias 6 e 7/4, em Brasília. O evento foi organizado pelo Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação (Forti), em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP), e buscou capacitar gestores e professores das entidades de ensino brasileiras, além de líderes e técnicos das demais organizações públicas convidadas.

A RNP foi representada pelo diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro Filho, que participou do painel sobre ‘Boas práticas de contratação de Serviços em nuvem’, que aconteceu no segundo dia do fórum. “O convite à participação da RNP no evento representa o reconhecimento do Forti sobre a importância da parceria que vem sendo desenvolvida pela RNP com os institutos”, destacou o diretor. Também estiveram no evento os diretores-adjuntos de Gestão de Soluções, Antônio Carlos F. Nunes, de Relacionamento Institucional, Gorgonio Araújo, e de Serviços, Luiz Coelho; o coordenador-executivo da Escola Superior de Redes (ESR), Leandro Guimarães; a gerente de Relacionamento, Beatriz Zoss; bem como gerentes de projetos, serviços e especialistas da RNP.

Na abertura, o secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cristiano Heckert, apresentou a Estratégia de Governança Digital (EGD), recém-lançada pelo Governo Federal. "O desafio é mudar o paradigma do Estado de um conjunto de repartições para uma plataforma. As pessoas devem ter acesso a serviços públicos por meio de dispositivos móveis", disse. Além da prestação de serviços de forma digital, são pilares da estratégia estimular a participação da sociedade nas políticas públicas e a ampliação do acesso à informação. Entre as 51 iniciativas da EGD, o secretário destacou o Portal de Serviços, o Portal de Dados Abertos, computação em nuvem, a implantação do Protocolo de Internet versão Seis (IPv6) e a segurança das informações.

Outros temas debatidos no fórum foram os serviços de computação e armazenamento em nuvem e o Decreto nº 8.539, que trata do uso de meio digital no trâmite de documentos na administração pública direta, autárquica e fundacional. Também foram realizadas demonstrações de soluções de serviços em nuvem, por importantes empresas representantes desse mercado.