RNP participa de fórum internacional em cloud computing

Categoria
- 22/03/2016

A RNP participou, no dia 18/3, da reunião do EUBrazilCloudForum, realizada no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio. A entidade, vinculada à Comissão Europeia e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi criada para dar suporte a projetos colaborativos entre as comunidades científicas do Brasil e da Europa e para traçar estratégias em computação em nuvem.

O objetivo do evento foi formar um plano de ação para cada um dos projetos colaborativos selecionados pela Terceira Chamada Coordenada entre Brasil e União Europeia, a fim de adequá-los ao catálogo de ferramentas e serviços de cloud computing oferecido pelo EUBrazilCloudForum.

Fizeram parte da programação os projetos EUBrazilCloudConnect, EUBra-BIGSEA, HPC4E, Futebol, SecureCloud e Fibre, este último representado pela RNP. Segundo o gerente de Comunidades e Aplicações Avançadas da RNP, Leandro Ciuffo, a apresentação do Fibre mostrou os planos de expansão da plataforma e de substituição do software de controle. “Também foi destacado o desejo de se incorporar infraestruturas de nuvem ao testbed, para também possibilitar experimentos em cloud computing”.

Alguns pontos destacados pela comunidade europeia foram as políticas de uso na nuvem, privacidade e portabilidade dos dados, tráfego internacional entre Europa e América Latina e relação com fornecedores. Outra preocupação foi planejar como será a cooperação técnica entre as equipes e as demonstrações entre as duas regiões.

Representantes do EUBrazilCloudForum ainda ofereceram aos pesquisadores estratégias para aumentar a visibilidade dos serviços em nuvem, recursos de divulgação em redes sociais, parcerias em eventos e casos de sucesso.