RNP palestra no WTICIFES, no Maranhão

Dos dias 19 a 22 de julho, a RNP participou do Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES), em São Luís, no Maranhão. O encontro é promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia de Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e está na agenda dos gestores das IFES do Brasil. A RNP esteve no evento com palestras e estande dos serviços NasNuvens e FileSender, além de patrocinar o evento.  

O WTICIFES é uma oportunidade para que os gestores se atualizem sobre tendências e novas soluções de mercado. O evento também promove o networking e a troca de experiências, afinal, o diálogo entre entidades parceiras é muito valioso para a implementação de ideias inovadoras nesse nicho, uma vez que as instituições de ensino têm realidades muito parecidas.  

A programação contou com palestras de representantes da RNP. No dia 20, Cristiane Rodrigues e Reinaldo Vieira apresentaram “Ataques de Ransomware e serviço de backup” e, no dia 21, Cristiane Rodrigues palestrou com o tema “A importância da avaliação de maturidade em segurança”. 

A palestra “Ataques de Ransomware e serviço de backup” explicou para os gestores o processo de um ataque de ransomware. Esse é um tipo de ataque de rede em que cibercriminosos roubam informações, as mantém como “reféns”, e pedem um resgate financeiro para a entrega desses dados. As formas de entrada, de acordo com Cristiane, são diversas, mas a mais comum é relacionada ao fator humano: abertura de e-mails phishing por endereços que são adquiridos a partir de vazamentos de dados. 

A coordenadora do CAIS ainda falou sobre controles preventivos, como, por exemplo, a implementação do múltiplo fator de autenticação (MFA), revisão dos acessos periodicamente – que diz respeito, por exemplo, à retirada de acessos de ex-funcionários –, gestão de acessos administrativos, além de planos como de recuperação de desastre e comunicação de ataque ransomware, relacionados à continuidade de negócios. 

Reinaldo Vieira ainda finalizou a palestra com informações sobre a importância do backup em incidentes de segurança. O Analista de Sênior da Diretoria de Serviços e Soluções apresentou o serviço de backup que a RNP disponibiliza para instituições que desejam uma garantia de disponibilidade e integridade de informações em situações que envolvam algum incidente de segurança.  

No dia 21, segundo dia do evento, Cristiane apresentou uma palestra sobre avaliação de maturidade em segurança. Durante a fala, ela deu dicas e direcionamentos para os gestores de TIC das instituições do de ensino realizarem suas avaliações de maturidade. 

As avaliações são importantes para que as áreas de uma organização entendam a segurança como um agregador do negócio, para que as pessoas vejam como a segurança melhora o trabalho delas, para que gestores entendam como direcionar recursos, dentre outros motivos. 

De acordo com Cristiane, participar de eventos com gestores é uma oportunidade para que a RNP conheça a realidade das instituições de ensino do Brasil no que diz respeito à segurança e tecnologia. “Em eventos como o WTICIFES, nós podemos compartilhar as nossas experiências para que elas sirvam de aprendizado e possam guiar instituições nas suas ações relacionadas à segurança e potencialização tecnológica. Aproveitamos também para identificar as necessidades dos clientes da RNP e mostrar como nossos serviços e soluções podem apoiá-los", disse a coordenadora. 

A RNP também conta com um evento voltado para comunidade acadêmica, o Fórum RNP, que acontece em agosto deste ano. As inscrições estão abertas, inscreva-se.