RNP inicia projeto de apoio ao SiBBr

Categoria
- 10/02/2017

Começou em janeiro o projeto de apoio da RNP ao Sistema de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) na construção, implementação e operação de uma infraestrutura de dados espaciais (IDE) sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros.

“Nessa primeira fase, as ações são focadas no desenvolvimento de uma plataforma piloto que possibilite o compartilhamento de dados georreferenciados de biodiversidade entre as instituições pertencentes ao SiBBr, o que deverá ser concluído nos próximos seis meses. As atividades remanescentes serão consideradas nas fases seguintes, que estão sendo modeladas entre a RNP e a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Seped/MCTIC)”, afirma o gerente de Soluções, Christian Miziara.

O conceito de infraestruturas de dados espaciais (IDE) vêm se disseminando globalmente desde a década de 1990, por serem uma ferramenta de auxílio à gestão da informação geolocalizada, tanto por estados como pela sociedade. “Essa percepção está associada à valorização da informação geográfica em nível global por conta das preocupações com o meio ambiente, sobretudo após a Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento ressaltar a necessidade de ampliar as atividades de aquisição, avaliação e análise de dados utilizando novas tecnologias, tais como o Sistema de Informações Geográficas (SIG), o Sensoriamento Remoto (SR) e o Sistema de Posicionamento Global (GPS)”, detalha Miziara.

Nesse contexto, o Brasil estabeleceu, em 2008, a criação de uma IDE nacional, que recebeu o nome de Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), sob responsabilidade da Comissão Nacional de Cartografia. Seu objetivo é catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais existentes nas instituições do governo brasileiro, para que possam ser facilmente acessados e usados por qualquer usuário da internet. Dessa forma, os resultados do projeto permitirão, também, capacitar a RNP para disponibilizar na Inde dados georreferenciados de interesse da comunidade científica.

“Tendo em vista o interesse e a necessidade de universidades e centros de pesquisa usuários da RNP em aderir à Inde e incluir as atividades de pesquisa e ensino na plataforma nacional, a organização está se estruturando para atuar como articuladora de um nó central no processo de adesão dessa comunidade à infraestrutura, que tem o potencial de impactar as atividades de pesquisa e desenvolvimento em áreas como tecnologia de informação e comunicação e informática aplicada à biodiversidade”, conclui o gestor.

Sobre o SiBBr

O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é uma iniciativa do MCTIC que conta com o apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e visa implementar um sistema online que integra informações sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros de diversas fontes nacionais e estrangeiras.

A iniciativa tem por finalidade subsidiar a pesquisa e a produção científica e apoiar os tomadores de decisões na criação e implementação das políticas públicas associadas à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais, por meio do estímulo e facilitação à digitalização, publicação na internet, integração de dados de livre acesso e uso de informações sobre a biodiversidade brasileira.

Por meio do SiBBr, o Brasil integra o Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade (GBIF), maior esforço global para conhecer a biodiversidade do planeta e disponibilizar gratuitamente as informações existentes.

Crédito da foto: José Sabino.

Leia mais:

SiBBr repatria 850 mil dados sobre a biodiversidade em um dia

SiBBr completa um ano com seis milhões de registros

SiBBr conta com nova ferramenta que automatiza a repatriação de dados de biodiversidade

Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira será lançado em Brasília