RNP e Secti-BA assinam termo para expandir conectividade nos 22 campi da Uneb

- 23/02/2024

Expandir a conectividade nos 22 campi da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) espalhados em todo o território baiano. Esse é o principal objetivo do Termo de Fomento assinado na segunda-feira 19/3, na Reitoria da Uneb, em Salvador, entre a instituição acadêmica, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do estado da Bahia e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A assinatura contou com as presenças do secretário André Joazeiro, da reitora Adriana Marmori, da analista de Relacionamento Institucional da RNP, Sônia Melo, do coordenador-técnico do Ponto de Presença da RNP na Bahia (PoP-BA), Thiago Bomfim, da representante da Rede Metropolitana de Salvador (REMESSA), Claudete Alves, entre outras autoridades.

Além da ampliação da qualidade e capacidade da internet, o acordo prevê o desenvolvimento de ações conjuntas relacionadas a redes de comunicação e uso de Tecnologia da Informação e Comunicação. Na prática, as unidades da Uneb passam a integrar a Rede Acadêmica Brasileira para Educação e Pesquisa, denominada Rede Ipê, mantida pela RNP, que suporta a transmissão de grandes volumes de dados para projetos científicos e desenvolvimento de novas tecnologias.

O secretário André Joazeiro destacou a necessidade de prover as universidades de uma rede potente que atenda aos anseios da comunidade acadêmica. "A academia precisa usar uma rede robusta, tanto para comunicação, como, por exemplo, para fazer um teste de desenvolvimento tecnológico, no qual você precisa da rede com capacidade, velocidade e com alcance na Bahia inteira. A Uneb é uma universidade multicampi, com capilaridade imensa, que precisa estar conectada para que a gente possa trabalhar em rede". 

A reitora Adriana Marmori comemorou a assinatura do acordo que vai beneficiar professores, estudantes e técnicos da universidade. "Fico muito feliz que a gente tenha conseguido chegar no momento da assinatura do termo, porque hoje não se vivencia nenhuma atividade, sobretudo dentro da academia, sem que tenhamos uma rede potente de comunicação e internet para dar suporte às atividades de ensino, pesquisa, extensão, aos nossos estudantes, técnicos e docentes", disse ao revelar o investimento de 1,2 milhão em switches por parte da Uneb.

A colaboração entre Secti, RNP e Uneb é um ponto primordial nesta parceria, segundo Sônia Melo, responsável por assinar o termo enquanto representante da RNP. "Esse é mais um passo que representa uma colaboração para todas as partes, no sentido de auxiliar a RNP também a chegar mais longe nesse processo de interiorização da nossa infraestrutura para o ensino e a pesquisa no Brasil. (Destaco) também o prazer de poder conectar e carregar os campis da Uneb para irmos mais longe".

* Com informações da ASCOM da Secti-BA e da Uneb.