RNP auxilia conexão de hospital de campanha para Covid-19 em Salvador

- 11/03/2021

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) conectou, em caráter emergencial no dia 2/3, o novo hospital de campanha localizado no estádio Arena Fonte Nova, em Salvador, sob gestão da instituição Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), como suporte ao agravamento da pandemia de Covid-19 na capital baiana. A operação contou com o apoio regional do Ponto de Presença da RNP na Bahia (PoP-BA) e da Rede Metropolitana de Salvador (Remessa).

O hospital de campanha na Arena Fonte Nova é uma iniciativa do Governo da Bahia, com 80 novos leitos de UTI. O estádio já tinha uma conexão instalada pela Telebras em função das demandas esportivas, como a Copa das Confederações, e de eventos como a canonização de Irmã Dulce, realizada em outubro de 2019.

Já a prefeitura de Salvador ficou responsável pela criação de 20 novos leitos de UTI no Hospital Salvador, que contou com o apoio do PoP-BA e da Remessa. Além dele, há outros três hospitais voltados apenas para o tratamento de pacientes com Covid-19: o Hospital Sagrada Família, o Hospital Itaigara Memorial e o Hospital Santa Clara.

Segundo a coordenadora da rede Remessa, Claudete Alves, a equipe técnica conseguiu realizar a operação de ativar a conexão no Hospital Salvador em apenas três dias. “O impacto é grande ao oferecer infraestrutura para o funcionamento da unidade, especialmente na contribuição com as equipes de saúde que estão na linha de frente buscando atender a população”, declarou Claudete.