RNP assina acordo para interiorização de redes no estado da Bahia

- 25/04/2023

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti-BA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) para viabilizar parcerias que contribuam para o desenvolvimento de novos projetos de conectividade e o avanço do acesso à internet de qualidade no interior do estado.

A formalização ocorreu na última quinta-feira (20/4), na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estiveram presentes o reitor em exercício da UFBA, Penildon Silva, o diretor-geral da Fapesb, Handerson Leite, a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, e o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.

A Bahia foi pioneira na chegada da internet no Brasil, sendo um dos estados a compor a rede acadêmica da RNP em 1992. Hoje, a rede metropolitana de Salvador, a Remessa, é uma das maiores redes ópticas comunitárias em região metropolitana do pais em número de instituições conectadas e uma referência em governança para outros estados.

O projeto da Sétima Geração da Rede Ipê, que elevou as conexões da rede acadêmica ao patamar de 100 Gb/s, nasceu a partir do acordo de cooperação entre a RNP e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), passando pelo território baiano. Atualmente, o estado está conectado em altíssima velocidade com outros estados do Nordeste e demais regiões do Brasil. Outro acordo, desta vez com a empresa Taesa, constrói duas novas infovias interligando a Bahia ao Distrito Federal e Tocantins.

Além disso, sete novas redes metropolitanas estão sendo construídas no interior do estado da Bahia, em Santo Antonio de Jesus, Irecê, Barreiras, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Ilhéus e Itabuna. A Rede Metropolitana de Juazeiro e Petrolina, RedeVASF, também está sendo expandida, assim como foram as redes de Vitória da Conquista, Guanambi e Itaberaba.

Com recursos do Programa Educação Conectada, do Ministério da Educação, a RNP também está implantando abordagem em fibra óptica a 66 escolas da rede pública de ensino da Bahia, 51 delas municipais e 15 estaduais, em Juazeiro, além de implantar nessas escolas infraestrutura de rede sem fio Wi-Fi para os alunos.

No evento, o diretor-geral da RNP Nelson Simões afirmou: “É um novo ciclo de uma cooperação que existe há anos entre UFBA, RNP e Secti-BA. Há muitos projetos e ações em conjunto que passam, principalmente, por construir espaços seguros para a comunicação de alunos e professores no estado. Com isso, estamos promovendo educação de qualidade por todo o interior”.