RNP assina acordo para implantação de infovia estadual em Mato Grosso

- 11/07/2023

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) assinou um acordo de cooperação técnica para dar início à implantação da Infovia de Mato Grosso (MT), uma rede de fibra óptica que vai levar internet de alta velocidade para o interior do estado.  

Nesta primeira fase, a infovia irá conectar Ribeirãozinho a Alto Garças, em um trecho de 180 km, e Ribeirãozinho a Barra do Garças, em um trecho de 116 km. O objetivo é atender a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Barra do Garças, e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), na cidade de Alto Araguaia. 

O primeiro trecho, entre Ribeirãozinho e Alto Garças, será uma construção conjunta entre a RNP e o provedor G8. Já o segundo trecho, entre Ribeirãozinho e Barra do Garças, será por permuta de fibras ópticas. As cidades ficam no Sudeste de Mato Grosso, na divisa com Goiás, a 334 km da capital Cuiabá.  

A expectativa é estimular o ensino e a pesquisa nas instituições beneficiadas, localizadas às margens do Rio Araguaia, onde há áreas de proteção ambiental e dois grandes biomas: o Cerrado e a Amazônia. O projeto recebe recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) de R$ 1,5 milhões.