RNP apresenta os resultados da implantação de repositórios institucionais de publicações e de dados no Inep

- 16/12/2022

No dia 13 de dezembro de 2022, a Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) e a Diretoria Adjunta de Gestão de Soluções (DAGSol) realizaram uma apresentação com os resultados de duas PoCs (Provas de Conceito) para implantação de repositórios institucionais de publicações e de dados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  

A parceria iniciou-se no final de 2020 quando Fábio Pereira Bravin, Coordenador-Geral de Controle de Qualidade e Tratamento da Informação da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep, solicitou auxílio à RNP em uma PoC de experimentação do software Dataverse (https://dataverse.org/) para abertura de dados institucionais do órgão. A partir de 2021, os atendimentos continuam com novas frentes de trabalho. Desde o segundo semestre do mesmo ano, além da PoC do Dataverse para abertura de dados, a DPDI e a DAGSol vêm trabalhando também na PoC DSpace (https://dspace.lyrasis.org/) para viabilizar uma demanda antiga do Instituto em ter sua biblioteca digital. 

No ciclo de 2022, o atendimento para implantação da biblioteca digital do Inep englobou a customização e atualização do DSpace (pacote de software de repositório de código aberto), identificação de tipos e formatos de documentos, planejamento de fluxos de depósitos de documentos e manual de procedimentos sobre povoamento dos repositórios institucionais de publicações e de dados do Inep. A entrega do RIEP: Repositório Institucional de Estudos e Pesquisas Educacionais encontra-se disponibilizado em: https://riep.inep.gov.br/ e do repositório de dados em: https://dataverse.inep.gov.br/  

Para ilustrar a integração do repositório institucional de publicações com o de dados foi realizada a identificação dos documentos produzidos pelo Inep, como os do Censo da Educação Básica e os do Censo da Educação Superior, a arquitetura do RIEP e vinculação com o Dataverse, um aplicativo web de código aberto para compartilhar, preservar, citar, explorar e analisar dados de pesquisa.  Na imagem de tela abaixo é possível ver a publicação da “Sinopse Estatística da Educação Básica 2020” da comunidade “Censo Escolar da Educação Básica” com seus respectivos documentos de referência, endereço persistente para referência (http://hdl.handle.net/20.500.12401/74), metadados (descritores) e ponteiro para o arquivo de dados Dataverse - Censo 2020, disponibilizado no repositório de dados.

inep

“Todo esse processo foi parte fundamental para que a Biblioteca Digital do Inep fosse ao ar”, diz a coordenadora de Coordenadora de P&D da Gerência de Serviços para Experimentação e e-Ciência (GSEC), Carolina Felicíssimo. Para 2023, está no horizonte o planejamento e execução de outras coleções, como o Enem, ajustes e melhorias na produção documental e o estudo de um modelo que tem como finalidade agregar descritores (metadados) de outros sistemas de informação do Inep.