RNP apoia Unesco na realização do Criança Esperança 2023

- 16/08/2023

A pedido da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), realizou o monitoramento do link de doações do Criança Esperança e garantiu a segurança da operação durante o show de abertura do programa que aconteceu na última segunda-feira (07/08). 

Para executar essa missão, o CAIS da RNP incluiu o seu Centro de Operações de Segurança (SOC-RNP), na aplicação de testes de tráfego para medir a capacidade do sistema em suportar o fluxo de acessos simultâneos e, também, no monitoramento efetivo do link de doações durante todo o evento com a utilização de ferramentas de cibersegurança, capazes de interceptar ataques de negação de serviço. 

“Nossa equipe faz uma análise minuciosa e intensiva do tráfego que passa pelo link e entra com a mitigação, caso necessário. Além disso, nós fazemos também o monitoramento nas redes sociais para acompanhar em tempo real como está a relação do público com o link da doação”, informa o líder técnico do SOC-RNP, João Guimarães. 

Neste ano, o Criança Esperança vai beneficiar 101 projetos sociais, distribuídos por todas as regiões do país. A iniciativa do programa tem como objetivo transformar o futuro de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A RNP, por sua vez, busca por meio de soluções tecnológicas, garantir que esse propósito seja cumprido, contribuindo assim para que essa soma de esforços gere resultados significativos para o desenvolvimento do Brasil. 

“Existe uma correlação entre a missão da RNP e da Unesco. Uma transforma por meio de serviços de conexão e da disseminação do conhecimento e a outra transforma com a democratização no acesso a recursos e promoção de projetos”, ressalta Valter Pereira, coordenador do Ponto de Presença da RNP (PoP-RNP) em Brasília. 

Para a Unesco, a RNP tem sido uma grande parceira, pois, além de fornecer o link de Internet, auxilia na segurança e monitoramento dos links de acesso. 

Segundo o diretor-adjunto do CAIS-RNP, Emilio Nakamura, é imprescindível estabelecer ações de cibersegurança para proteção do sistema de arrecadação do Criança Esperança. “Um ataque cibernético em cima de um sistema que recebe doações, significa que menos crianças serão atendidas pelo programa. Então é importante que a disponibilidade esteja sempre ativa”, afirma. 

Essa é a primeira participação do SOC-RNP na ação de monitoramento do circuito Unesco para a arrecadação de recursos financeiros do programa Criança Esperança. Ao longo dos últimos anos esse trabalho contou com o apoio do CAIS, juntamente com o Ponto de Presença da RNP (PoP-RNP) e o seu Centro de Operação de Rede (NOC). 

Além das doações pelo site, é possível doar qualquer quantia, durante o ano inteiro, por meio da chave pix: esperanca@unesco.org. Todas as doações feitas por meio da chave pix vão diretamente para a Unesco.