Fórum RNP é palco de lançamento do Centro de Operações de Segurança

- 30/08/2023

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou nesta terça-feira (29), o Centro de Operações em Segurança (SOC – Security Operation Center), que tem o objetivo de monitorar e responder em tempo real ataques cibernéticos a universidades, instituições de pesquisa e hospitais universitários. A cerimônia de lançamento aconteceu ao fim do primeiro dia do Fórum RNP, em Brasília. 

"Hoje, mais do que antes, é importante não apenas corrigir e intervir em incidentes, mas também antever e prever. O SOC-RNP é um modelo que está sendo inaugurado. E a nossa meta em três anos é ter outros seis centros regionais operando em conjunto, para que possamos ter um sistema robusto para antecipar, prever e nos apoiar a ter um ambiente seguro na rede acadêmica brasileira", ressaltou o diretor-geral da RNP, Nelson Simões. 

Atualmente o Centro atende mais de 500 instituições e mais de 4 milhões de usuários, desempenhando um papel fundamental para a evolução da cibersegurança com o uso de tecnologias e plataformas de segurança avançadas, além de contar com um time de especialistas e processos de detecção, resposta e operações, capazes de gerar inteligência e insights valiosos para aprimorar a segurança das instituições de ensino e pesquisa ligadas ao Sistema RNP. 

De acordo com Carla Pires, coordenadora do Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (Forti), o SOC-RNP representa segurança aos usuários e promove um avanço no setor de tecnologia. “Através do SOC, é possível que a gente faça o monitoramento e a identificação de incidentes. Além disso, a gente conta com o apoio da equipe do SOC-RNP na transmissão de conhecimento para as nossas equipes. Isso é um grande avanço na área de tecnologia, que é a nossa maior vulnerabilidade”, afirma. 

O trabalho do SOC-RNP vai complementar o que já é realizado pelo CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança), criado pela RNP há 26 anos, e responsável pela segurança cibernética das instituições conectadas. 

“As ameaças e vulnerabilidade só aumentam e, ao mesmo tempo, a demanda por um serviço como esse se torna maior. Tenho certeza de que, em pouco tempo, esse serviço vai se tornar muito mais robusto e oferecer uma gama de outras funções que vão ser de grande valia para as universidades, ao permitir que a gente durma mais tranquilo sabendo que uma equipe da RNP irá cuidar da segurança institucional de nossos órgãos”, apontou Fábio Campelo, subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação. 

O SOC-RNP também tem o compromisso de contribuir com a comunidade, promovendo as melhores práticas de segurança e compartilhando conhecimentos de operação em segurança com instituições como a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedClara) e o Grupo de Trabalho de Segurança Regional das Redes Acadêmicas de Latam e Caribe (eduLACSEG). 

Hoje a operação do SOC-RNP é em regime 5 x 8 (oito horas por dia, cinco dias por semana). No entanto, está em fase de estabelecimento o funcionamento 24 x 7 (24 horas por dia, sete dias por semana). Esse novo regime de operação contará com profissionais disponíveis em tempo integral, para garantir a vigilância e a pronta resposta a incidentes de segurança.