RNP apoia projeto do IFMA para observação de eclipse solar anular

- 25/08/2023

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou o projeto Astronomia no Sertão, que vai implementar pontos de observação astronômica em quatro municípios maranhenses (Timon, Santa Inês, Grajaú e Alcântara), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de ampliar a divulgação da ciência no estado. Os kits de astronomia foram entregues na reitoria do IFMA, em evento no dia 23/8, com telescópios, mini planetários e óculos de realidade aumentada para o uso da comunidade.   

O objetivo é a observação de um eclipse solar anular, que ocorrerá no dia 14/10 e será visível em parte do território nacional. A data marca o início da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que vai até 20/10. Para garantir a transmissão das imagens, os equipamentos estarão conectados aos campi do IFMA com o uso da rede acadêmica operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).  

Segundo o MCTI, serão distribuídas 5 mil unidades de óculos com filtros especiais. Com os equipamentos, moradores, visitantes e comunidades indígenas, que já confirmaram participação, terão melhor qualidade de visualização do fenômeno. Além das quatro cidades citadas, outras oito do Norte e Nordeste do Brasil, dentro da linha de sombra do eclipse, farão parte do roteiro.  

Entre os dias 9 e 13/10, o Maranhão também sedia o Congresso Internacional de Ensino em Astronomia, na cidade de Imperatriz (MA). 

Para saber mais, acesse: https://eclipseifma.pop-ma.rnp.br/.  

Sobre o eclipse solar anular  

Acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra e, posteriormente, a lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total. No Brasil, o último evento deste porte aconteceu em setembro de 2006, com visualização em áreas do extremo norte do Amapá. Até o acontecimento do fenômeno natural em outubro, o IFMA estará com uma série de atividades que envolve estudantes, professores e agentes públicos.   

Fonte: MCTI, com informações da RNP.