Representação da RNP no comitê global do eduroam

- 02/07/2015

O Comitê Global de Governança do eduroam (em inglês, GeGC) inicia seu terceiro mandato, reconhecendo o alcance cada vez mais global do serviço e expandindo seus membros para incluir representantes de cinco regiões do mundo: África, Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte. Os termos de referência anteriores indicavam membros apenas da Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico. Contudo, com mais de 60 operadores de roaming reconhecidos em todo o mundo, Géant nomeou novos membros ao comitê do eduroam, entre eles o gerente de serviços da RNP, Leandro Guimarães, como representante da América Latina, juntamente com Alejandro Lara, da Reuna, rede acadêmica chilena.

“A minha participação no GeGC, representando a América Latina, mostra o protagonismo que o Brasil possui no eduroam. Com o projeto Elcira, criamos o Comitê Latino-americano do eduroam (CLATe), unindo ainda mais a atuação das redes acadêmicas na região”, ressaltou Leandro.

O GeGC realizou sua reunião anual em 18 de junho, durante a Conferência de Rede do Terena (TNC15), que este ano ocorreu em Porto, Portugal. Na ocasião, o novo termo de referência foi elaborado, reconhecendo formalmente o crescimento em diversas regiões do mundo. "Este novo termo é a maneira ideal de destacar como o eduroam tem crescido drasticamente e a nova comissão está idealmente posicionada para criar oportunidades para aumentar a cobertura e número de usuários do eduroam, além de apoiar a colaboração global", ressaltou o gerente de Desenvolvimento de Projetos da Géant, Brook Schofield.

Membros do GeGC

*com direito a voto

África

Samia El Haddouti (Marrocos)

Simeon Miteff (África do Sul)

Ásia-Pacífico

Hideaki Goto (Japão)

Neil Witheridge (Austrália)

Europa

Scott Armitage (Reino Unido)

Paul Dekkers (Países Baixos)

Miroslav Milinović (Croácia)

América Latina

Leandro Marcos de Oliveira Guimarães (Brasil)

Alejandro Lara (Chile)

América do Norte

Philippe Hanset (Estados Unidos)

Chris Phillips (Canadá)

Membros do GeGC como especialistas técnicos

*sem direito a voto

Klaas Wierenga (Cisco Systems)

Stefan Inverno (Restena)