Programa de Atualização em Saúde Digital encerra primeira etapa com mais de nove mil inscritos

- 29/04/2023

O prazo para conclusão da primeira etapa do Programa de Atualização em Saúde Digital (PAP-SD) foi encerrado ontem, 28/4, e a capacitação gratuita, oferecida pela RNP em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), contou com 9.014 alunos inscritos. Agora, os 250 aprovados com as melhores notas, nos três cursos da primeira etapa, e dentro dos critérios estabelecidos pelo edital terão o apoio de tutores para desenvolver atividades de saúde digital focadas em assistência, pesquisa e ensino. As aulas da segunda etapa serão ministradas em um ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior de Redes (ESR). 

“Importante destacar que para esses 9.014 alunos tivemos a oportunidade de oferecer um conteúdo gratuito e atual sobre saúde digital. Essa foi a contribuição da RNP, enquanto um dos atores do ecossistema de saúde digital, para o atingimento da Prioridade 5 de Formação e Capacitação de Recursos Humanos ao promover a capacitação de Profissionais e Gestores de Saúde, bem como promover a capacitação para profissionais de TI, conforme proposto na Estratégia de Saúde Digital 2020-2028", ressalta Gilberto Branco, analista da RNP e responsável pelo Programa.

Na primeira etapa de Formação Básica em Saúde Digital, os inscritos tiveram a oportunidade de ampliar o repertório de conhecimento a partir de um modelo inédito concebido por especialistas da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE/RNP), que opera no Brasil há 17 anos.

Os três cursos (Competências básicas para a Saúde Digital, Fundamentos para a Saúde Digital e Aplicações para a Saúde Digital) foram oferecidos em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no formato autoinstrucional, em uma plataforma de EaD, de forma a possibilitar ao aluno ser o protagonista de seu itinerário de aprendizagem e compreender os fundamentos e aplicações.

Depoimento aluna PAP-SD


Na segunda etapa, os alunos receberão o apoio de tutores para a realização das atividades visando o aprimoramento do conhecimento e o desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para a atuação em saúde digital, em três frentes: assistência, pesquisa e ensino.

Daniele Sodré, gerente de soluções da RNP, comenta que “a RNP irá avaliar os resultados da primeira etapa, e com base em uma análise crítica sobre as evidências de formação, irá planejar uma nova oferta da Formação Básica em Saúde Digital, com o apoio do MCTI, possivelmente ainda em 2023”.

Vale lembrar: os inscritos que concluíram a primeira etapa dentro do prazo definido para seleção e atendem aos critérios das atividades de avaliação podem emitir o certificado de conclusão da Formação Básica em Saúde Digital na plataforma da UFMA .