Segunda etapa do Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital é concluída com a elaboração de 54 projetos relacionados ao tema

- 04/01/2024

A primeira capacitação em Saúde Digital oferecida pela RNP, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi concluída no fim de outubro com a importante marca de 54 propostas de projetos elaboradas por 117 alunos. A segunda etapa do Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital (PAP-SD) teve início em maio, com as aulas dos três cursos avançados sendo ministradas no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior de Redes (ESR). Saiba mais sobre a primeira etapa

Um webinar realizado no dia 15/12 marcou o encerramento da jornada, com a apresentação do coordenador Nacional da RUTE e gerente de Relacionamento com a Comunidade de Saúde da RNP, Luiz Ary Messina, do especialista em Relacionamento com a Comunidade de Saúde da RNP, Paulo Lopes e do analista de Relacionamento com a Comunidade de Saúde da RNP Gilberto Vieira Branco. Na ocasião, eles puderam falar sobre alguns dos projetos elaborados pelos alunos do PAP-SD e entender os caminhos para o desenvolvimento de ações de capacitação de recursos humanos na área de saúde digital. O evento virtual contou com a participação de MSc. Cristina Akemi Shimoda, que é coordenadora-geral de Transformação Digital do MCTI e patrocinadora do projeto, e de Dra. Silvana Gomes Benzecry, coordenadora-geral de Telessaúde do Ministério da Saúde. 

“A oferta do PAP-SD foi a contribuição da RNP para o desenvolvimento da Prioridade 5: Formação e capacitação de recursos humanos para a Saúde Digital, da Estratégia de Saúde Digital do Brasil 2020-2028 do Ministério da Saúde e teve como indicador a pesquisa TIC Saúde do CETIC.br, que apontou a necessidade de capacitação de recursos humanos na área de saúde digital. É importante agradecer ao MCTI, que entendeu e apoiou a iniciativa cujo objetivo era contribuir para o fortalecimento da RUTE por meio de novas colaborações e da disseminação de conteúdo de saúde digital de forma inovadora, e aos alunos, que se dedicaram e possibilitaram a compreensão da prática da saúde digital por meio da proposição de ideias de projetos tanto para a assistência, ensino, pesquisa e saúde, como para a disseminação da saúde digital nas diferentes unidades RUTE”, destaca Gilberto Vieira.

Sobre os projetos
Dos 117 participantes que concluíram o PAP-SD, 92 participaram da elaboração de 54 propostas de projetos, ideias que visam o benefício de: profissionais de saúde (28); população (14); estudantes e profissionais de saúde (7); agentes comunitários de saúde (2); técnicos de enfermagem (2); conselheiros municipais de saúde (1).

Sobre o PAP-SD
Na primeira etapa de Formação Básica em Saúde Digital, os inscritos tiveram a oportunidade de ampliar o repertório de conhecimento a partir de um modelo inédito concebido por especialistas da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE/RNP), que opera no Brasil há 17 anos.

Os três cursos (Competências básicas para a Saúde Digital, Fundamentos para a Saúde Digital e Aplicações para a Saúde Digital) foram oferecidos em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no formato autoinstrucional, em uma plataforma de EaD, de forma a possibilitar ao aluno ser o protagonista de seu itinerário de aprendizagem e compreender os fundamentos e aplicações. (Duração: 1/11/2022 a 28/4/2023)

Na segunda etapa, os alunos mais bem classificados na etapa 1 receberam o apoio de tutores para a realização das atividades visando o aprimoramento do conhecimento e o desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para a atuação em saúde digital, em três frentes: assistência, pesquisa e ensino.

Os cursos tutorados Saúde Digital na Assistência, Saúde Digital na Pesquisa e Saúde Digital no Ensino foram ministrados no ambiente virtual de aprendizado da ESR. (Duração: 29/5/2023 a 29/10/2023).

“O MCTI está apoiando a RNP na avaliação de todo o programa de formação ofertado, com o intuito de contribuir com a identificação e proposição de melhorias para uma nova oferta de capacitação ainda em 2024. A RNP também seguirá discutindo sobre estratégias para ampliar ações de capacitação em saúde digital, com o apoio de clientes, instituições e parceiros. Em breve, teremos novidades e faremos a divulgação para a comunidade interessada”, adianta a gerente de Soluções da RNP Daniele Sodré.