Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA comemora dez anos de atividades

- 07/12/2017

No dia 15/12, às 9h, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) irá realizar uma solenidade de comemoração pelos dez anos do seu Núcleo de Telessaúde. O evento acontecerá no Auditório Azul, no 4º andar da Unidade Presidente Dutra e contará com transmissão via Conferência Web. O coordenador nacional da rede Rute, Luiz Ary Messina, será homenageado durante a cerimônia.

“O impacto da Rute na nossa instituição foi muito grande. O grande diferencial que proporcionou foi o congraçamento entre as universidades. É como se a gente tivesse um congresso toda a semana, sem precisar viajar. Essa troca de saberes foi um ganho fundamental para nós.  A telemedicina e a telessaúde vieram para ficar”, afirma o coordenador da unidade do HU-UFMA, Humberto Serra.

O Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA é tido como referência no país e conta com um estúdio completo para gravações e edições de vídeos de conteúdo educacional, que são disponibilizados em plataformas digitais de distribuição de vídeos.  Ele aderiu à Rute em 2007 e, desde então, possibilita, por meio de vídeo e do Conferência Web, a interação de equipes remotas em tempo real, de forma simples, usando um computador ou dispositivo móvel, promovendo o acesso mais democrático às comunidades interessadas, com menor custo, o que tem contribuído consideravelmente para o aumento das participações nas atividades.

“Ao longo desses dez anos, fizemos muita coisa. Lá no começo, de forma pioneira, iniciamos o processo de defesa de teses, mestrado e doutorado sem precisar de deslocamento, que segue até hoje. Fazemos transmissão de cirurgias com os alunos confortavelmente instalados no auditório e livres para interagir com o cirurgião durante a sessão”, destaca Humberto Serra.

Destaque no 8º CBTMS

Recentemente, o Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA se destacou no 8º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTMS), realizado entre os dias 14 e 17/11, em Gramado (RS), conquistando o segundo lugar na categoria de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), com o trabalho “Sistema de Monitoramento e Gerenciamento de Teleconsultorias”. A ferramenta desenvolvida pelos profissionais da UFMA é capaz de gerenciar e monitorar o processo de teleconsultorias, possibilitando o planejamento de estratégias que visam a melhoria do serviço, por meio da geração de dados e indicadores, o que permite a intervenção e resolução de maneira mais rápida.

Acompanhe a solenidade de dez anos do Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA por aqui!