Novo FileSender: mais robusto, moderno e amigável, com envios de até 2TB

- 28/09/2022
Marilene Castro, pesquisadora e mestranda pela Universidade de Brasília (UnB)
Marilene Castro, pesquisadora e mestranda pela Universidade de Brasília (UnB)

E-mail aberto, hora de fazer upload. “O arquivo excede o limite da capacidade de anexo!”. Não apenas uma vez, a pesquisadora Marilene Castro leu uma mensagem semelhante a essa quando precisou enviar arquivos, entre eles vídeos e imagens, que faziam parte da sua tese de mestrado.  A mestranda pela Universidade de Brasília (UnB) estuda sobre modelos de negócio social e ambiental que podem ser replicados para empregar pessoas em condições de vulnerabilidade social. Ela conta que principalmente no início dos estudos fazer transferência de arquivos grandes foi um desafio tecnológico enfrentado. 

“Tive uma dificuldade muito grande, pois não conseguia enviar os arquivos para a minha orientadora. A dificuldade era mútua, pois ela também não conseguia me orientar quanto a melhor forma para eu enviar os arquivos e ela tinha dificuldade em receber e armazenar os documentos. Eu não sabia comprimir arquivos e precisei recorrer aos drives. Para quem não tinha familiaridade, demorei bastante a aprender. Fico pensando que seria útil um serviço que desse oportunidade de as pessoas que não tem grande conhecimento tecnológico poderem enviar arquivos sem se preocupar com a configuração”, defende Marilene.

Foi pensando na necessidade de pessoas como a Marilene Castro, alunos, professores e pesquisadores das instituições usuárias que o FileSender foi criado. Esse serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) viabiliza o envio de arquivos grandes entre múltiplos usuários, de maneira simples, ágil e segura. Tudo isso sem o risco de ultrapassar o limite de armazenamento da caixa postal dos destinatários, já que o arquivo é colocado à disposição para download. Enquanto não são baixados os documentos ficam armazenados em segurança em um datacenter brasileiro. O envio é seguro devido à identificação do remetente dos arquivos, que acessa o serviço via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Outro benefício é que usuários da CAFe podem oferecer um voucher a terceiros, que permite a essas pessoas, não cadastradas no serviço, compartilhar um arquivo pelo FileSender. 

A novidade é que o FileSender evoluiu! Recentemente, uma nova versão do serviço foi lançada: mais robusta, moderna e amigável. O FileSender conta uma nova interface, que simplifica a jornada do usuário e também teve a capacidade ampliada. Agora, é possível mandar arquivos ainda maiores, fazer upload de mais documentos simultaneamente e compartilhá-los com mais destinatários de uma só vez. Veja só o que mudou:
 

FileSender

 

Colaboração no DNA

Em 2020, o serviço cresceu mais de 400% em relação ao ano anterior. Com o aumento repentino, o serviço passou por algumas instabilidades e foi percebido que era hora de implementar melhorias. O diretor-adjunto de Serviços da RNP, Luiz Eduardo Coelho, conta que a evolução feita no serviço foi baseado nas sugestões de melhoria enviadas pelos próprios usuários. “Nós ampliamos a capacidade e simplificamos sua usabilidade. Além disto, reforçamos a segurança da informação e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O serviço oferece alta segurança e confiabilidade na entrega de arquivos digitais, com registro de data e hora de quem recebeu”.

Mas o serviço já nasceu de uma colaboração entre outras redes acadêmicas. O sistema do FileSender@RNP foi desenvolvido e é mantido pelas redes acadêmicas australiana (AARNet), irlandesa (HEAnet), holandesa (SURFnet) e norueguesa (UNINETT). A RNP modelou, configurou e customizou o serviço em uma infraestrutura própria de armazenamento, e, desde 2014, beneficia diretamente as instituições de ensino, pesquisa, saúde e cultura de todo o país.

“O FileSender@RNP é um programa de código aberto, desenvolvido pela comunidade internacional com segurança e privacidade sobre a infraestrutura de rede acadêmica. O serviço oferece confiabilidade e garante o envio de conteúdo digital para outros pesquisadores em qualquer lugar do mundo. Ele ainda é acessível de qualquer dispositivo e não requer nenhuma instalação para o seu uso”, detalha Luiz Coelho.

Luiz Coelho ainda revela que as novidades não devem parar por aí. Numa visão estratégica de futuro, “o  FileSender@RNP é o primeiro serviço de um futuro Catálogo de Serviços de Dados que deverá contar com novos serviços para a transmissão e armazenamento de dados”, dispara.

Acesse filesender.rnp.br e confira!