IX.Br inaugura novo Ponto de Troca de Tráfego no Ponto de Presença da RNP no Acre

- 12/05/2023

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br), em cooperação com Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), inaugurou mais um Ponto de Troca de Tráfego IX/PTT no país, desta vez no Acre. Este é o 36º núcleo em território nacional e o quinto da região Norte, e está instalado na Universidade Federal do Acre (Ufac), onde opera o Ponto de Presença da RNP no estado (PoP-AC). 

A cerimônia de inauguração ocorreu no dia 10/5, no campus principal da Ufac, e contou com a presença da reitora da universidade, Guida Aquino, e demais representantes da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado do Acre e instituições beneficiadas. Representaram a RNP o coordenador de Infraestrutura de Rede, da Diretoria de Engenharia e Operações, Helmann Penze, e o coordenador do PoP-AC, Renato Nunes. 

“Hoje, com a inauguração deste PTT, os professores, pesquisadores, alunos, clientes dos provedores e outros beneficiados sentirão a melhoria na troca de tráfego de conteúdo, não sendo mais necessário buscar informação em outras localidades, visto que ela ocorrerá localmente”, afirmou a reitora da Ufac, Guida Aquino. 

A reitora ainda elogiou a atuação da RNP em apoio ao projeto. “A RNP tem esse papel de fomentar o desenvolvimento local, apoiar políticas públicas, trazer novas tecnologia e buscar parceiros locais para levar a rede acadêmica a localidades que ainda tem essa carência”, complementou.

O que é o IX.Br 

Os Pontos de Troca de Tráfego funcionam como hubs em que provedores podem conectar seus servidores, facilitando o tráfego de informações. No Brasil, o IX.Br é um projeto de PTTs locais gerido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o que facilita o fluxo de informações entre provedores de internet e conteúdo online no país.  

O IX.br promove e cria a infraestrutura necessária para a interconexão direta entre as redes ("Autonomous Systems" - ASs) que compõem a internet brasileira. A atuação do IX.br volta-se às regiões metropolitanas no país que apresentam grande interesse de troca de tráfego de internet.