Instituição cliente destaca importância do serviço de Videoconferência

- 11/06/2015

O serviço de Videoconferência da RNP é um dos primeiros serviços avançados oferecidos para a comunidade acadêmica, disponibilizando salas virtuais sob demanda para a comunicação e colaboração em tempo real. Essas salas conseguem viabilizar, por meio da rede Ipê, videoconferências com mais de três pontos conectados simultaneamente. O serviço permite recursos de gravação, transmissão via streaming e integração com sistemas de videoconferência que utilizem ISDN (Integrated Services for Digital Network), além do uso de alta definição (HD) e novas funcionalidades que possam surgir em decorrência de melhorias e investimentos contínuos na ampliação da infraestrutura.

Recentemente, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) publicou uma reportagem em seu site institucional sobre o uso do nosso serviço de Videoconferência. De acordo com a nota, desde 2011, a Unifei utiliza o sistema em seus principais eventos, especialmente para realizar a interface entre o campus sede de Itajubá e o campus de Itabira, na região do Vale do Aço mineiro. A coordenadora de Comunicação em Tecnologia da Informação da instituição, Adriana Cristine Corrêa, relembrou que o serviço começou a ser implantado na instituição com o primeiro equipamento cedido pela RNP.

O reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, salientou que esse recurso permite à universidade economizar tempo e recursos financeiros, como transporte, pagamento de diárias e hospedagens da comunidade acadêmica da instituição. “Nesses tempos de redução orçamentária, estamos racionalizando os recursos públicos investindo em alternativas como a Videoconferência, que traz efetividade na administração”, destacou Almeida, ressaltando também a qualidade da imagem e do áudio.

Até meados de 2012, as videoconferências na instituição eram restritas às áreas administrativas de Itajubá e Itabira. Contudo, com a aquisição de equipamentos, novas salas foram montadas para este fim. Atualmente o serviço vem sendo utilizado em pesquisas, desenvolvimento de projetos, bancas de defesas, setor administrativo, assembleias sindicais e reuniões dos Conselhos Superiores.

“A RNP registrou cerca de 600 horas, em abril de 2015, de utilização do serviço de Videoconferência, representando um aumento médio de cerca de 20% ao ano. Com um país de tamanho continental, a oferta de serviços de comunicação e colaboração, como o fone@RNP, Videoconferência, Telepresença e Conferência web, contribuem com as instituições clientes da RNP, aproximando os pesquisadores e professores no Brasil e no mundo”, explicou o gerente de Serviços Leandro Guimarães.

Ficou interessado?

Todas as instituições clientes da RNP podem aderir ao serviço. Visite a página de Videoconferência e saiba como aproveitar esse serviço.

Fonte: www.unifei.edu.br/unifei-utiliza-videoconferencia-seus-principais-eventos