II Workshop PNLD reúne RNP, FNDE e Ufal em Maceió e parceria visa transformar digitalmente o programa, beneficiando a educação no Brasil

- 13/04/2023

Maceió sediou, no período de 11 a 13/4, o II Workshop do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), um evento que reuniu representantes da RNP, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O encontro proporcionou um espaço para discussões que destacaram a importância de inovar e cocriar soluções, colocando a colaboração entre as partes envolvidas como cerne do compromisso de modernização e transformação digital do programa.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do gerente de Soluções da RNP Roosevelt Benvindo, do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, da coordenadora-geral dos Programas do Livro no FNDE, Nadja Cezar, do vice-diretor do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees/Ufal), Diego Demerval, e do diretor do Instituto de Computação (IC/Ufal), Davi Bibiano). A solenidade contou ainda com a presença da Secretária da Fazenda do Estado de Alagoas, Renata dos Santos, destacou a importância da universidade como polo tecnológico no estado.
 

II Workshop PNLD - Maceió - 2023


Em sua fala, Roosevelt reforçou o compromisso da RNP com as entregas do PNLD, com destaque para os desafios tecnológicos dentro de um contexto de prazos apertados.

Durante os três dias de Workshop, os participantes discutiram os desafios enfrentados pelo PNLD com uma análise das entregas já realizadas e dos desafios futuros. Felipe Marinho, líder de projetos do programa, apresentou os módulos construídos e que estão em construção pela RNP, com ênfase para o Portal do Livro e o serviço de DRM (Digital Rights Management), que garante o direito autoral das obras.
 

II Workshop PNLD - Maceió - 2023


Para o gerente de Projetos Digitais para Clientes, Alberto Yasuda, o evento foi importante “para promover integração das equipes envolvidas e entendimento dos trabalhos que estão ocorrendo simultaneamente ao desenvolvimento sob coordenação da RNP”.