Escola Superior de Redes capacita mais de 2.700 alunos em todo o Brasil

Categoria
- 14/01/2016

A Escola Superior de Redes (ESR) encerrou o ano de 2015 com 2.743 alunos capacitados em 156 turmas realizadas em suas oito unidades espalhadas pelo Brasil.

A unidade de serviço da RNP também ministrou aulas em turmas in company em várias cidades do país e turmas distribuídas no Rio de Janeiro (RJ), em Cuiabá (MT), em Florianópolis (SC), e em Maputo, capital de Moçambique, na África.

Além disso, capacitou diversas instituições privadas e organizações governamentais, com destaque para o Ministério da Defesa e para os Tribunais de Justiça, do Trabalho e Eleitoral. Estes últimos foram responsáveis por 312 capacitações.

Também foram atendidos 208 alunos, provenientes de projetos das quais a RNP tem parceria, como o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), financiadas pelo Ministério da Educação (MEC), e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Ministério da Cultura (MinC).

Parcerias internacionais

Em 2015, consolidando a parceria com a Rede Acadêmica da Colômbia (Renata), a ESR ministrou aulas do curso de Fundamentos de Governança de TI, em Bogotá, na Escola Superior da Colômbia. A unidade latina utiliza toda a metodologia e material dos cursos da área de Governança da unidade brasileira. No ano passado, foram realizadas duas formações em Governança e Gestão de Serviços de TI e Gestão da Segurança da Informação, com um total de 34 alunos, presenciais e remotos, da Colômbia, da Venezuela e do México.

Dentro da parceria com a Rede Acadêmica de Moçambique (MoRENet), a ESR brasileira capacitou alunos de três turmas, sendo duas na modalidade presencial, que foram realizadas dentro das instalações da Universidade São Tomás de Moçambique, tendo como instrutores dois colaboradores da MoRENet, capacitados nas unidades da ESR (Cuiabá, Rio de Janeiro e Brasília), e uma na modalidade distribuída transmitida pela unidade de Porto Alegre para o Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane.

Cursos novos

Na grade de cursos de 2015, a novidade ficou por conta de quatro cursos ministrados pela primeira vez: Fundamentos do CobiT 5, sobre a tecnologia e os fundamentos necessários para a implantação da governança de TI através da metodologia do CobiT; Políticas de Segurança da Informação, sobre regulamentos necessários para o planejamento, a construção, a implantação e a manutenção da política de segurança da informação; Modelagem de Banco de Dados, com uma visão geral sobre bancos de dados, bem como conceitos e metodologias para modelagem conceitual, lógica e física; e Administração de Banco de Dados, com a apresentação do conjunto de conhecimentos para administrar sistemas gerenciadores de banco de dados, com foco no PostgreSQL.

Nas capacitações realizadas, os cursos que tiveram o maior número de participantes foram os de Gestão da Segurança da Informação - NBR 27001 e NBR 27002, de Planejamento e Contratação de Serviços de TI, de Gerenciamento de Serviços de TI, de IPv6 Básico, de Arquitetura e Protocolos de Rede TCP-IP e de Gerenciamento de Projetos de TI.

Perspectivas para 2016

Já foi publicada a agenda para 2016. O primeiro curso do ano será o de Planejamento e Gestão Estratégica de TI, que começará suas aulas em meados de março, em Salvador. Já estão previstas turmas em sete unidades da ESR, nas cidades de Belém, Brasília, Cuiabá, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.  O calendário de Manaus será divulgado em breve. Ao longo do ano, novas turmas podem ser formadas.

Os destaques da agenda são os cursos da área de Desenvolvimento de Sistemas, que foi lançada recentemente, além dos novos de Governança de TI.

Informações sobre a grade curricular, programação e investimentos podem ser encontradas em: https://esr.rnp.br/cursos/calendario.