Escola Superior de Redes amplia seu catálogo de cursos e capacitações com novas parcerias

- 31/08/2023

Anúncios ocorreram durante a 12ª edição do Fórum RNP

Para ampliar a oferta de programas de capacitação disponíveis ao seu público, a Escola Superior de Redes (ESR), unidade de ensino da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), fechou duas novas colaborações com organizações-referência em suas áreas de atuação, a GoLedger e a AWS (Amazon Web Services).

A ESR também anunciou um acordo com a CESAR School, escola do centro de inovação CESAR, para produzir conteúdo para um curso de pós-graduação em cibersegurança da organização e com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) visando a trilha de Ciência Aberta. Os anúncios ocorreram nesta quarta-feira (30), durante a 12ª edição do Fórum RNP.

Desde 2006, ano em que a Escola Superior de Redes (ESR) entrou em funcionamento, já foram capacitados mais de 45 mil alunos em diversos cursos e programas na área de tecnologia. Deste total, cerca de 17 mil tiveram formação sem custos, já que o contrato de gestão com a União prevê um número anual de vagas disponíveis para funcionários da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das instituições de ensino federal. Até o momento, 152 instituições já foram beneficiadas. Com as novas colaborações, a tendência é que esses números cresçam.

“Desde 2018, que começamos a trabalhar com as parcerias, o objetivo é reduzir o ‘time to market’, porque não precisamos desenvolver conteúdo do zero, já pegamos pronto. O grande trabalho de inteligência que temos é identificar parceiros que sejam ‘pesados’. O que a gente faz é analisar as empresas disponíveis no mercado e, atualmente, temos muito mais ofertas de empresas que querem se tornar parcerias do que braço para internalizar isso. A ideia é sempre trazer parceiros fortes e que tenham um conteúdo de qualidade que é o grande propósito da escola. Aproveitamos o Fórum RNP para divulgar para nossa comunidade nossos novos parceiros.”, explica o diretor-adjunto da ESR, Leandro Guimarães.

Ao firmar o acordo com a GoLedger, uma das maiores especialistas no desenvolvimento de soluções em blockchain no Brasil, a ESR espera fortalecer seu portfólio de cursos e capacitações neste campo. Blockchain é um tipo de banco de dados público que não está sob controle de nenhuma entidade. A colaboração dará aos alunos acesso a uma ampla gama de programas de treinamento sobre o tema, considerado um dos pilares da Web 3.0, com serviços e conteúdos descentralizados.

“A GoLedger tem fomentado o conceito da tecnologia blockchain, mais precisamente no mundo acadêmico, para que cada vez mais tenhamos profissionais aptos para implementar essa tecnologia. A parceria com a ESR, que é uma instituição extremamente competente e bem preparada para realizar essas ações de treinamento, só fortalece esse modelo. Para nós, é uma grande oportunidade ter o nome junto com a ESR e RNP nessa missão de prover esse aprendizado da tecnologia blockchain no país”, afirma o CEO da GoLedger, Marcos Sarres.

Responsável por fornecer infraestrutura de nuvem à RNP, a colaboração entre a AWS e a ESR dará aos alunos acesso a cursos e certificações mais robustas em computação em nuvem, modalidade que vem se tornando mais importante no Brasil. 

“A nuvem permite que os governos se adaptem e mudem rapidamente para o benefício de seus cidadãos, além de sua agilidade, segurança e escalabilidade. Com a nuvem, é possível democratizar o acesso a tecnologias altamente sofisticadas, ajudando os órgãos governamentais a inovar em uma variedade de processos. Estamos muito felizes em colaborar com a ESR e oferecer a possibilidade dos servidores federais se capacitarem em computação em nuvem”, destaca o diretor-geral da AWS para o Setor Público no Brasil, Paulo Cunha.

A parceria com a CESAR School é focada em cibersegurança, área em que a ESR vem ganhando destaque, sendo uma das coordenadoras acadêmicas dos cursos do programa Hackers do Bem, iniciativa para formar profissionais de segurança da informação. Com a colaboração firmada com a CESAR School, a Escola Superior de Redes será a responsável por preparar os conteúdos do programa de pós-graduação em cibersegurança da organização de ensino. 

“A RNP é uma referência no Brasil na parte de redes e segurança e a Cesar School, que está se solidificando nos arredores de Recife, buscou a parceria com a ESR para, juntos, oferecermos conteúdo de qualidade em cibersegurança, temática na qual há uma demanda muito grande no Brasil, nos diversos níveis.  No nosso caso, estamos trabalhando com profissionais que já estão no mercado e precisam dar aquele ‘up’ na carreira”, ressalta o diretor-executivo do CESAR, Benedito Macedo.

Com o Ibict, a cooperação visa o enriquecimento do conteúdo da trilha de Ciência Aberta ofertado pela ESR. Em breve, serão incluídos cursos desenvolvidos pelo instituto, o primeiro intitulado "Introdução à Ciência Aberta" e o segundo "Software Dataverse para Repositórios de Dados de Pesquisa".

Reconhecimento junto à CompTIA
Durante o Fórum RNP, a Escola Superior de Redes também foi reconhecida pela CompTIA, uma das principais associações que emite certificações profissionais para a indústria de TI do mundo, como o "parceiro número 1 Academy" na América Latina e Caribe. Leonard Wadewitz, representante da organização, esteve no evento e entregou a homenagem a Leandro Guimarães, diretor-adjunto da ESR, e a Olavo Calaça, coordenador de Growth da Escola.