Edição 2019 do WRNP traz debates sobre internet avançada, infraestrutura de rede e outros avanços tecnológicos

- 01/04/2019

Entre os dias 6 e 7 de maio, integrantes da comunidade de pesquisa estarão reunidos no Centro de Eventos do Hotel Master Premium, em Gramado/RS, para a 20ª edição do Workshop RNP (WRNP). A iniciativa é realizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e tem por finalidade apresentar ao público os avanços tecnológicos para a evolução da rede acadêmica brasileira e os principais tópicos para a inovação das Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), dentro e fora do Brasil. O evento será realizado junto ao 37º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).

A edição de 2019 do WRNP leva ao público, por meio de painéis e sessões técnicas, o contato com especialistas brasileiros e estrangeiros que vão apontar caminhos para incentivar novas ideias e estimular futuros avanços da infraestrutura da rede acadêmica brasileira. A programação destaca os serviços de registro, autenticação e preservação digital de documentos, conceitos de internet avançada e computação em nuvem, além de um painel de debate sobre inovação e empreendedorismo.

Também serão realizadas demonstrações tecnológicas de diferentes projetos selecionados pela RNP no âmbito de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), além da divulgação dos resultados no novo edital de Grupos de Trabalho da RNP. A novidade para este ano é que a seleção foi ampliada para a inclusão de startups nacionais, promovendo a aproximação de grupos de pesquisa e do ecossistema de inovação.

O diretor-adjunto de P&D, Leandro Ciuffo, explica que o encontro vai beneficiar a comunidade acadêmica com trocas de experiências e novas perspectivas. “Nossa missão é incentivar novas ideias sobre plataformas de redes e possíveis novidades tecnológicas para ampliar o conhecimento de todos’’, assegura Ciuffo.

A programação completa e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento: wrnp.rnp.br.