Defesa de tese a distância transforma rotina dos PPGs

- 12/11/2019

Entre as diversas possibilidades de uso do serviço Conferência Web da RNP, uma em especial vem transformando a rotina dos Programas de Pós-Graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). A defesa de teses a distância, sem a necessidade de uma banca presencial, tem reduzido gastos, otimizado processos e agilizado a formação de pós-graduandos.

Fizemos um Top 5 das instituições que mais realizaram defesas de tese por meio do Conferência Web, do início do ano até o fim de outubro, e chegamos ao seguinte ranking:

1.    Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - 177
2.    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 87
3.    Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - 65
4.    Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) - 47
5.    Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - 26

Convidamos o diretor de TI da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), líder na utilização do serviço, e o coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quinta colocada, para contarem o que mudou desde que suas instituições desde que passaram a utilizar do Conferência Web para este fim.

  • Luís Fernando Faina - Diretor do Centro de Tecnologia da Informação (UFU)

“Com a redução drástica dos recursos Proap (Programa de Apoio à Pós-graduação) da Capes nos últimos anos, uma grande parte dos PPGs das Ifes foi forçada a rever o uso de parte desses recursos para despesas como locomoção de membros de bancas de mestrado e doutorado. 

Nesse contexto, o Conferência Web viabiliza a execução de Bancas de Avaliação de Mestrado e Doutorado para PPGs das Ifes, bastando que as mesmas utilizem alguns dos serviços oferecidos pela RNP. A execução dessas defesas através de Conferência Web é viável, pois o serviço contempla não somente vídeo e áudio combinados, mas proporciona interação instantânea, interação via chat, bloco de notas e visualização compartilhada de arquivos ou mesmo tela de um computador remoto.

O fácil uso da plataforma por docentes e discentes de PPGs, utilizando e-mails institucionais, colabora ainda mais para o seu uso e disseminação. Não restrito às defesas, trabalhos conjuntos entre pesquisadores tornam-se possíveis, uma vez que usuários podem ser convidados a participar, sem necessariamente possuir uma conta vinculada a uma Instituição Federal de Ensino Superior”.

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFPE).

“O Programa de Pós-Graduação em Geografia, em parceria com a RNP, vem utilizando o Conferência Web na defesa de tese desde o final de 2018. O serviço vem permitindo otimizar os processos de defesa de dissertação e tese dos cursos de mestrado e doutorado do Programa e tem impactado diretamente nos custos de deslocamento de membros externos das bancas de defesas.

A Conferência Web de tese possibilita que a defesa ocorra mesmo diante de um eventual impedimento de um ou mais membros da banca, sendo possível ser acessada de qualquer computador. Conta com uma rede que em momento algum de nossas defesas causou congelamento de imagem ou interrupções técnicas, o que facilita por si só fluidez no processo. O serviço vem permitindo que docentes do Programa participem de bancas remotas em outros países, impactando diretamente em seu nível de internacionalização.

Ocorrida a defesa, o discente conta com um serviço de gravação do evento, possibilitando um registro fidedigno do debate em torno de seu trabalho e futuros ajustes quando necessários. O serviço permite uma interação direta entre todos os participantes das salas de defesas e permite organizar as sessões que compõem as defesas: exposição e debates”.


Serviço em constante evolução

Responsável pelo Conferência Web, o analista de Serviços Wescley Patrick conta que o objetivo da RNP é escutar cada vez mais as dores das suas instituições clientes para que o serviço possa atendê-las de forma mais ampla.

“Ele está em constante evolução. Demos um grande salto ao definir a nova plataforma da ferramenta (em HTML5), já que a Adobe descontinuou a tecnologia Flash. Todas as melhorias planejadas são baseadas em feedbacks dos usuários, para que sempre tenhamos uma ferramenta atualizada e que evolua continuamente”, explica.

Quer saber mais sobre o Conferência Web? Acesse a página do serviço no nosso site.

© 2019 - RNP Todos os direitos reservados.   |  Conheça nossa Política de Privacidade