Aplicações, limites e riscos da Inteligência Artificial serão temas de destaque no 24º WRNP

Atenta às tendências mais relevantes nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a organização do 24º Workshop RNP (WRNP) dará destaque a um dos temas mais atuais e complexos da área, a inteligência artificial (IA). Serão cinco painéis para debater algumas das inúmeras possibilidades que a inteligência artificial pode proporcionar para o setor. O evento acontece em 22 e 23 de maio, em formato híbrido: presencial em Brasília e transmissão online da programação principal. Faça sua inscrição!

Diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e líder do Comitê Técnico de Ciência de Dados e Inteligência da RNP, Daniela Brauner vai mediar uma das mesas sobre o tema durante o WRNP. Para a pesquisadora, o ChatGPT, ferramenta lançada no final do ano passado, tem sido positivo para disseminar o conhecimento sobre IA para um público anteriormente não alcançado. Mas alerta: seu uso indiscriminado pode acabar fazendo com que exercitemos menos a nossa capacidade de criação.

“Muitos estão delegando atividades criativas para ferramentas de IA. Com isso, corremos o risco de perder nosso potencial criativo, apenas pela facilidade de delegar. Ao mesmo tempo, a IA também pode ser uma excelente ferramenta de inclusão, pois pessoas que não conseguem se comunicar, escrever ou desenhar, agora têm a possibilidade de fazer isso através de textos ou comandos de voz”, pondera Brauner.

A professora ressalta que são necessários cuidados para o desenvolvimento dessas tecnologias, especialmente em relação aos algoritmos que as embasam. “Devemos garantir que os sistemas baseados em IA sejam desenvolvidos e usados de forma ética, legal e responsável, levando sempre em consideração os possíveis impactos na humanidade”, pontua Brauner.

Para a líder do Comitê Técnico de Ciência de Dados e Inteligência da RNP, um bom funcionamento e um impacto positivo da inteligência artificial na sociedade também dependem de investimento em educação. “Não podemos criar, treinar ou usar a IA para o mal. Ao meu ver, isso só será possível quando desenvolvermos o pensamento computacional nas crianças, para criarmos adultos mais conscientes do uso e das potencialidades de tecnologias como a IA, pois ela estará em todas as coisas no futuro”, conclui.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Uma das principais aplicações da IA para as TIC é a aprendizagem de máquina, ou machine learning (ML), que permite o desenvolvimento de algoritmos para que computadores tenham a capacidade de realizar tarefas sem interferência humana e identificar padrões e inferências.

No WRNP 2023, um painel organizado em parceria com o Simpósio da Sociedade Brasileira de Computação (SBRC) será dedicado ao tema: “Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina nas Redes de Computadores: Mitos, Fatos e Futuro”. Para dissipar mitos, discutir fatos e o futuro dessa tecnologia, a mesa, que acontece no dia 23 de maio, às 17h30, contará com a presença de Damla Turgut, presidente de Ciência da Computação da University of Central Florida, Antonio Augusto de A. Rocha, professor adjunto do departamento de Ciência da Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, e Bruno Ribeiro, da Purdue University. O painel será ministrado em inglês.

Clique aqui para ver mais detalhes da programação do 24° WRNP.