Apagão deixa instituições das regiões Norte e Nordeste isoladas da rede acadêmica

- 15/08/2023

Nesta terça-feira (15/8), o apagão de energia elétrica que ocorreu em todas as regiões do Brasil pela manhã afetou a conexão de instituições de ensino e pesquisa em estados da região Norte e Nordeste, deixando-as isoladas. 

Segundo a RNP, os Pontos de Presença da rede acadêmica no Amapá, Rondônia e Sergipe foram afetados. Desses, apenas o Amapá ficou desconectado por cerca de seis horas. Nos demais casos, o tempo de indisponibilidade foi inferior a duas horas. No Amazonas, a energia elétrica encontra-se intermitente. Já no Acre, foi detectado que o tráfego de dados foi reduzido pela ausência de clientes conectados.  

Segundo o diretor-adjunto de Engenharia e Operações, Ari Frazão Júnior, em casos como esse, o funcionamento da TI em universidades costuma ser prejudicado pela ausência de um sistema autônomo de geração de energia eficiente. 

Entenda o caso 

De 25 estados e o Distrito Federal, apenas Roraima, por não estar ligado ao Sistema Interligado Nacional, não foi afetado pela interrupção de energia elétrica. As causas do problema, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ainda estão sendo apuradas.