AdaptaBrasil MCTI é oficializado como provedor de informações sobre risco climático para o país

- 12/12/2023

A plataforma AdaptaBrasil MCTI foi apontada na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) do Brasil como provedor de informações sobre risco climático nacional.

O documento submetido pelo governo brasileiro foi publicado no dia 3/11, no endereço eletrônico da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

A NDC informa ainda que as políticas de adaptação serão baseadas na melhor ciência disponível sobre mudança do clima e circunstâncias nacionais.

Os dados da plataforma AdaptaBrasil também estão contribuindo com as discussões em curso no âmbito do Grupo Técnico de Trabalho para a atualização do Plano Clima - Adaptação.

Sobre o AdaptaBrasil MCTI
A plataforma AdaptaBrasil foi desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para consolidar e oferecer informações que apoiem a decisão sobre planejamento de medidas de adaptação.

O trabalho de construção da plataforma se iniciou há cerca de dez anos. A proposta inicial de disponibilizar informações sobre impactos da mudança do clima em diferentes setores foi ampliada com o objetivo de prover orientações para subsidiar a tomada de decisão sobre políticas de adaptação.

“Todas as informações estão baseadas na ciência mais avançada e disponível”, explica o diretor para o Clima e Sustentabilidade do MCTI, Osvaldo Moraes.

Atualização da plataforma é constante
O trabalho de aprimoramento é contínuo, incluindo atualização de dados e incorporação de novos setores. Recentemente, o AdaptaBrasil MCTI incorporou novos índices para o setor de saúde relacionados à ocorrência Leishmaniose Tegumentar Americana, Leishmaniose Visceral e Malária, além de atualizar as avaliações de risco ocasionados pelas mudanças climáticas no setor energético.

Reconhecimento fundamental
Na avaliação do coordenador científico da plataforma AdaptaBrasil MCTI e pesquisador do Inpe, Jean Ometto, o fato de um documento brasileiro submetido a um organismo internacional mencionar a iniciativa é um importante reconhecimento do esforço do país e do MCTI para a agenda de adaptação.

“É um reconhecimento da importância da ciência e da robustez das informações, para que as decisões possam ser tomadas”, avaliou.

Ometto destaca a forma colaborativa como a plataforma tem sido construída, com a participação de instituições de excelência nos seus campos de atuação, como Embrapa, Fiocruz, COPPE/URFJ. “Tem sido construída em rede com várias instituições colaborando, com especialistas de diferentes áreas analisando os indicadores”, acrescentou o coordenador.

Os dados do AdaptaBrasil MCTI
A ferramenta apresenta dados com recorte até o nível municipal, ou seja, permite obter informações para todos os municípios brasileiros. Os dados disponíveis abrangem setores considerados chave, como recursos hídricos, seguranças alimentar e energética, saúde, infraestrutura (portos, ferrovias e rodovias), desastres geo-hidrológicos. Na plataforma é possível visualizar cenários futuros.

De acordo com os especialistas, a agenda de adaptação à mudança do clima ganhou força à medida que os esforços de mitigação já não se mostram suficientes para conter o aquecimento global. O último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima destaca que, segundo as NDCs anunciadas até 2021 para redução das emissões de gases de efeito estufa, é provável que o aquecimento exceda 1.5°C durante o século 21 e torne mais difícil limitar o aquecimento abaixo de 2°C.

A adaptação é um processo que precisa considerar a realidade local e compreender os fatores compreender os riscos climáticos determinantes de pressão. O esforço do AdaptaBrasil envolve estabelecer indicadores para quantificar esse risco. A plataforma utiliza a metodologia chamada de ‘flor de risco’, recomendada pelo IPCC, que é composta de ameaça climática, exposição e vulnerabilidade (sensibilidade e capacidade adaptativa).

Correção da meta de emissões
A NDC também apresenta correção da meta de emissões de gases de efeito estufa (GEE). O Brasil se compromete a ter limite de emissões de 1,32 GtCO2e - consistente com uma redução de 48,4% até 2025, e de 1,32 GtCO2e - consistente com uma redução de 53,1% até 2030, comparado ao ano de 2005. Os dados consideram como parâmetro o último inventário nacional submetido à UNFCCC.

A decisão de corrigir a meta brasileira foi tomada pelo Comitê Interministerial de Mudança do Clima (CIM), composto por 18 ministérios, no último mês de setembro. Uma resolução do grupo determinou que o Ministério de Relações Exteriores comunicasse a correção à UNFCCC.

A segunda NDC brasileira deverá ser submetida em 2025.

Fonte: MCTI