21º SCI reúne profissionais de TIC em Goiânia

Categoria
- 19/10/2015

De hoje, dia 19, até sexta, dia 23, Goiânia vai sediar o 21º Seminário de Capacitação e Inovação (SCI), evento promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que reúne profissionais de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), representantes das organizações usuárias da rede acadêmica nacional, a rede Ipê, e dos 27 Pontos de Presença (PoPs) da RNP em todo o país.

O Seminário de Capacitação e Inovação acontecerá no Castro’s Park Hotel. Serão oferecidos cursos com carga horária de 20 horas e temas inéditos sobre o universo de redes e de TIC:

  • Automação de conexões Ethernet utilizando filtros: visa capacitar os interessados na implantação da infraestrutura necessária para o uso do serviço de conectividade Camada 2, que consiste no estabelecimento de conexões Ethernet ponto a ponto ou multiponto, entre dois ou mais Pontos de Presença da RNP, para interconectar clientes ou atender a demandas internas.
  • Gestão de vulnerabilidades de segurança: mostra a importância da utilização de um processo para gerenciamento de vulnerabilidades em ambientes de TI, pela abordagem dos conceitos básicos sobre riscos, ameaças, formas de ataques e vulnerabilidades em redes e sistemas.
  • Gestão por processos: aborda de forma prática todo o ciclo de gestão por processos, incluindo mapeamento, análise, redesenho, definição de indicadores de desempenho, documentação e planejamento da implantação.
  • Infraestrutura ágil: o curso ensina as principais ferramentas, métodos e boas práticas para implantação dessa infraestrutura, abrangendo implementação, configuração e otimização das soluções de forma integrada.
  • Instalando e configurando o PBX-IP do fone@RNP: visa capacitar os técnicos das instituições clientes do fone@RNP a instalar, configurar e operar o módulo PBX-IP do serviço de VoIP acadêmico, compreendendo também as funções do conjunto de módulos que compõem a arquitetura do serviço.
  • Otimizando o desempenho de redes para suporte a aplicações científicas: introduz os principais tópicos associados à formação de um especialista em desempenho de redes, como análise das aplicações científicas, aspectos e requisitos de segurança, monitoramento e testes de rede, ferramentas e otimizações para a transferência e arquiteturas e serviços de rede apropriados.
  • SDN - Redes Definidas por Software: paradigma emergente em redes de computadores, o curso apresentará e discutirá casos de uso e aplicações de Redes Definidas por Software, com a execução de exercícios práticos no ambiente de emulação Minimet e também no testbed disponibilizado pelo projeto Fibre, de Internet do Futuro. Também será utilizado o ONOS, controlador de grande porte usado inclusive por operadoras de telecomunicações.
  • Vídeos de curta duração (VCD) para educação: apresenta dinâmicas e ferramentas para a geração e disponibilização de vídeos de curta duração, que sejam de fácil produção e baixo custo, a fim de aprimorar a eficácia na comunicação entre gestores de TI e seus públicos interno ou externo.

Além disso, também será possível participar de encontros técnicos sobre Capacitação, Segurança, Serviços, Infraestrutura e Governança de TI, Pesquisa e Desenvolvimento, Operação de Redes e Pontos de Presença.

Veja mais informações no site do evento.