1ª cirurgia a laser captada a 1000 frames por segundo em 4K

- 22/12/2015

Equipes do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); da Universidade Mackenzie e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizaram a exibição de imagens da primeira cirurgia oftalmológica a laser captadas com uma câmera capaz de filmar 1000 quadros por segundo em definição 4K, um padrão de altíssima resolução, no CineGrid, que ocorreu na Universidade da Califórnia (UCSD), em San Diego. A demonstração permitiu ao público ver com nitidez a ação do laser na córnea do paciente, o que não pode ser visualizado a olho nu.

O vídeo foi captado e reproduzido sem compressão a 1000 frames por segundo (fps) em uma taxa de transmissão maior que 100 Gb/s. Adicionalmente, as imagens também foram exibidas de forma integrada com o Painel de Colaboração e Visualização (Sage), um projeto do laboratório EVL da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. As imagens da cirurgia oftalmológica foram registradas com uma câmera especial Phantom, capaz de gerar em torno de um Terabyte (TB) de dados a cada três minutos.

A captação das imagens foi realizada pelas equipes do Laboratório de Artes Cinemáticas (LabCine), da Universidade Mackenzie, e do Laboratório Telessaúde Brasil Redes da Unifesp. O projeto vem sendo apoiado, desde o início, pela RNP como parte das atividades do Comitê de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração.

A sessão foi prestigiada por um público formado por pesquisadores e representantes de centros de pesquisa e instituições de ensino do Brasil, Estados Unidos, Japão e outros países. 

Conexão científica

Segundo o pesquisador da Unifesp, Cícero Inacio da Silva, o desenvolvimento dessa tecnologia permitirá que os residentes da área de oftalmologia, ligada ao campo da cirurgia refrativa, possam observar a ação do laser no paciente e visualizar os efeitos do laser na córnea. A ideia é poder criar condições para que as cirurgias, em um futuro próximo, sejam transmitidas para diversas localidades, auxiliando na formação de residentes médicos na área da oftalmologia.

Ele afirmou que um dos desafios que a equipe do Brasil anunciou durante o CineGrid 2015 é fazer a transmissão ao vivo de uma cirurgia captada a 1000 fps em 4K, no próximo CineGrid, que acontecerá em San Diego, em dezembro de 2016. O desafio demandará cerca 120 Gb/s de conectividade dedicada conectada diretamente à câmera, o que ainda não existe entre Brasil e Estados Unidos, mas que poderá ser desenvolvido em breve para que essa conexão científica se estabeleça nos campos da telemedicina, telessaúde, videocolaboração e visualização avançada.

Fogo Player

Uma das tecnologias que permitiram essa experiência bem-sucedida no CineGrid foi o Fogo Player, um conjunto de softwares criado por pesquisadores do LAViD, que torna possível a projeção de filmes na resolução 4K e em 3D (estereoscopia), oferecendo várias possibilidades de uso em eventos esportivos, espetáculos e procedimentos cirúrgicos para fins de educação continuada em telemedicina.

Outra particularidade do sistema Fogo Player é viabilizar uma comunicação instantânea entre os envolvidos no evento transmitido e o público, o que reforça a importância do uso no ensino a distância. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2011, com apoio da RNP.