RNP faz apresentação sobre a Plataforma For na 2ª Reunião Ordinária do Forplad, na UFMA

- 15/08/2022

A RNP fez uma apresentação sobre a Plataforma For durante a programação da 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad), realizada entre os dias 3 e 5/8, na Cidade Universitária Dom Delgado, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A participação da organização aconteceu na manhã do dia 4/8, com uma palestra ministrada em parceria com o Ministério da Educação (MEC), representado pelo gerente de projetos, Fabio dos Anjos, para contextualizar a solução For e apresentar as facilidades e melhorias que a RNP agregou ao projeto, desde que o assumiu há cerca de um ano.

“Na oportunidade, destacamos as principais melhorias na plataforma e seus módulos de PDI e Risco, em especial adequação à LGPD, alterações na segurança de acesso, responsividade para utilização em tablet e celular. Demonstramos, também, o novo ForRisco que deverá entrar em produção em setembro de 2022”, conta o analista da Unidade de Serviços Digitais Especializados (USDE-RNP) Claudio Cunha.

A presença da RNP no encontro faz parte da estratégia de disseminar a Plataforma For para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que têm direito a utilizar a solução gratuitamente. A ferramenta tecnológica auxilia na criação do Plano de Desenvolvimento Institucional e no Gerenciamento de Riscos, apoiando as instituições a estarem em conformidade com a Norma de Gestão de Riscos MP/CGU nº 1/2016 e a Resolução CNE/CES nº 3.  Até o momento, 32 universidades federais e 13 institutos federais aderiram à plataforma.

“O evento foi muito importante para estabelecermos uma relação mais próxima com os Pró-reitores de Planejamento e explicarmos as melhorias feitas nas soluções ForPDI e ForRisco, e os benefícios que a parceria do MEC com a RNP oferece em relação a suporte técnico e cursos, melhorando a experiência do usuário com a Plataforma For. Os contatos interessados recebidos pós-evento já demonstram o quão positivo foi a participação da RNP”, ressalta a analista de Negócios da Diretoria-Adjunta de Gestão de Soluções da RNP (DAGSol) Manoela Albuquerque.

Uma apresentação semelhante está programada para acontecer no Forplan, em setembro deste ano. Este evento reunirá os Pró-Reitores de Planejamento dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs).

Sobre o Forplad
O Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad) é um órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o qual efetiva estudos que servem como alicerce na construção de propostas e planos ao sistema federal de ensino superior do Brasil. Além disso, implementa vários debates sobre atividades, funções e objetivos das universidades públicas situadas no país.