MEC inaugura projeto que leva internet Wi-Fi a 266 mil alunos de escolas públicas

- 21/06/2022

Nesta terça-feira (21/6), o Ministério da Educação (MEC) realizou a entrega do projeto-piloto Política de Inovação Educação Conectada (PIEC), em escolas públicas de educação básica em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Ao todo, 266 mil alunos de 473 escolas no interior do Nordeste serão beneficiadas com uma infraestrutura de internet Wi-Fi de alta velocidade, capaz de suportar tecnologias digitais para o uso em atividades pedagógicas.

Instituída pela Lei nº 14.180, de 1º de julho de 2021, a PIEC tem o objetivo de ampliar o acesso à internet de alta velocidade nas escolas e, consequentemente, promover a inclusão digital e a transformação digital nas unidades de ensino contempladas. O investimento da Secretaria de Educação Básica do MEC é de R$ 18 milhões. Nesta primeira fase, o projeto-piloto foi executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

“Nós tinhamos um grande desafio, o de trazer conectividade e inovação para as escolas. Mas também o de usá-las nas atividades pedagógicas. Hoje, 473 escolas receberam o que há de melhor de tecnologia”, declarou o ministro da Educação, Victor Godoy. Segundo o ministro, a meta do MEC é conectar todas as escolas públicas de educação básica até 2023.

“O acesso à internet passou a ser um direito de todos. Como fazemos para garantir a inclusão digital para os alunos da educação básica? Esta inauguração é uma dessas ações”, declarou o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo.

Em Juazeiro, a comitiva visitou a escola Estação do Saber e pôde conhecer o projeto em conjunto com o Minecraft, em que os professores aplicam jogos nas tarefas pedagógicas para potencializar o aprendizado dos alunos. O resultado é o maior interesse dos mais jovens e um aprendizado mais interativo, que pode ser feito tanto na sala de aula quanto em casa.

Os eventos de inauguração contaram com visitas técnicas em Petrolina e Juazeiro. Participaram da comitiva de autoridades o ministro da Educação, Victor Godoy; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Rabelo; e o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, além de autoridades locais.

Sobre o projeto-piloto da PIEC

Como executora do projeto-piloto, a RNP conecta as escolas de educação básica à sua infraestrutura, via fibra óptica, o que proporciona acesso à internet de alta velocidade (a partir de 100 Mb/s). Além disso, a RNP implanta a rede interna, disponibilizando às escolas equipamentos de conexão Wi-Fi, com segurança, gerenciamento em nuvem e sinal de qualidade, para os usuários.

Nesta primeira fase, a PIEC abrange escolas públicas, urbanas, estaduais e municipais das cidades de Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN) e Petrolina (PE). Em 30 dias, cerca de 290 Gigabytes de dados foram trafegados nas escolas contempladas.