Confira os trabalhos apresentados no CSBC2021 envolvendo testbeds da RNP

Na última sexta-feira (23/7), durante o 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), a RNP marcou presença pelo sexto ano consecutivo com o WFIBRE (Workshop FIBRE). O encontro apresentou iniciativas no uso de plataformas de experimentação (testbeds) em apoio à pesquisa científica no Brasil.

O cientista de redes Michael Stanton e o assessor acadêmico e científico da RNP José Rezende participaram como keynote speakers, com o tema “O impacto da experimentação na qualidade da pesquisa acadêmica”. Na abertura, a diretora de PD&I da RNP Iara Machado destacou a importância e o papel das redes acadêmicas no apoio à pesquisa experimental.

“É um amadurecimento e uma construção poder oferecer essa ciberinfraestrutura organizada para pesquisa experimental que só a RNP faz. Isso tem um grande valor”, declarou Iara Machado.

Durante o evento, a RNP mostrou a utilização dessa ciberinfraestrutura para experimentações em redes de computadores, sistemas distribuídos, cibersegurança, Blockchain, IoT, entre outras áreas. Elas incorporam o novo serviço de testbeds da RNP, que oferece esses recursos computacionais de maneira integrada para atender a demandas específicas da comunidade científica.

Pesquisadores ainda apresentaram sete trabalhos selecionados pela chamada lançada pela RNP, com relatos de uso de plataformas para experimentação e apoio à PD&I em diversas áreas do conhecimento. Confira todos eles:

Internet das Coisas

Facilitando o Desenvolvimento de Aplicações de Internet das Coisas: Um Estudo Experimental

Experimentos da Proposta de Integração SOFTWAY4IoT e FIWARE-Lab@RNP para Internet das Coisas (IoT)

Desenvolvimento de Aplicação IoT utilizando a Plataforma Integrada Softway4IoT e Fiware

Desenvolvimento de uma Aplicação para Escritórios Inteligentes Usando a Plataforma FIWARE e o ambiente FIWARE-Lab@RNP

Blockchain

NeoCompiler Eco: experimentação de consenso em blockchain e contratos inteligentes

Cibersegurança

Um Ambiente de Experimentação em Cibersegurança para Internet das Coisas

Programabilidade e Orquestração Multicamadas de redes

Aplicação Northbound baseada em Transport API (TAPI) usando Controlador ONOS e transponder configurável de padrão aberto para a criação de circuito óptico fim a fim

Para saber mais, acesse o portal do CSBC.