RNP presents MVP of the new Development Platform with the presence of the Minister of Science, Technology and Innovations, Paulo Alvim

- 01/12/2022

On the morning of 11/28, RNP and CNPq (National Council for Scientific and Technological Development) presented and demonstrated the MVP (Minimum Viable Product) of the new Development Platform in an event held at CNPq headquarters, in Brasília. The event was attended by the Minister of Science, Technology and Innovation, Paulo Alvim, the president of CNPq, Evaldo Vilela, the president of CONFAP (National Council of State Research Support Foundations), Odir Dellagostin, the director of Services and Solutions at RNP, Antônio Carlos Nunes, and the general coordinator of the Audit of the Areas of Science, Technology, Innovations and Communications of the CGU (General Comptroller’s Office), Marcelo Montalvão.

“Today is a very special day for the people of CNPq. We dreamed of this day on many, many occasions and today we are gathered here with the purpose of the Minimum Viable Product and with the real possibility of moving forward on our platform for submission and management of funding at CNPq”, highlighted the president of CNPq, Evaldo Vilela.

A RNP tem atuado na remodelação da Plataforma Carlos Chagas, que hoje está sendo chamada de nova Plataforma de Desenvolvimento, por meio da prestação de serviços relacionados à pesquisa técnico-científica, otimização de processos, especificação de soluções, bem como treinamento e capacitação em novos processos e novas tecnologias, considerando a gestão e operação de fomento, de acordo com o novo marco legal da ciência, tecnologia e inovação.

"É com muita satisfação que participamos dessa apresentação. É uma articulação que efetivamente começou em 2019 e com ações desenvolvidas a partir de todos os desafios adicionais trazidos nesses últimos três anos de pandemia. Foi preciso muito esforço das várias equipas e muita criatividade para chegarmos onde estamos hoje. A nova plataforma de desenvolvimento, que substituirá a atual Plataforma Integrada Carlos Chagas, pretende trazer uma evolução significativa na principal base de dados que reúne todas as informações sobre bolsas e benefícios concedidos a pesquisadores brasileiros e estrangeiros pelo CNPq. Trazendo um benefício direto para eles e para a própria gestão da instituição. A RNP aceitou o desafio de apoiar o CNPq na revisão dos processos de negócios relacionados à gestão do desenvolvimento para que estejam adequados à realidade atual do órgão", afirmou o diretor de Serviços e Soluções, Antônio Carlos Nunes.

Para o ministro Paulo Alvim, a nova plataforma será um sucesso, pois foi desenvolvida de olho no futuro, baseada na cooperação reunindo as melhores competências disponíveis para a execução do projeto.

"Estamos sempre buscando uma solução para a plataforma, não uma solução caseira, não uma solução de adaptação. Buscamos utilizar competências internas, complementando com outras competências, que no caso da plataforma vieram com a equipe da RNP, o que nos deixa muito orgulhosos. E hoje ficamos muito felizes com essa plataforma. Vai dar certo? Sim! Esse é um MVP que vai funcionar, vai atender às expectativas e, em breve, com certeza, as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) vão querer usá-lo porque não é uma plataforma A ou B, é estadual, para atender a promoção da ciência, tecnologia e inovação", declarou Alvim.

Também esteve presente no evento o coordenador de Projetos para a Transformação Digital (EMBRAPII) e ex-diretor de Gestão e Tecnologia da Informação do CNPq, responsável pelo projeto desde sua criação, Thales Marçal. O ponto focal do projeto que participa da remodelação de processos, a professora Og de Souza, a líder do projeto na RNP, Rosana Caetano e o coordenador de Projetos e Desenho de Serviços de Tecnologia da Informação (COPDS) do CNPq, Vinícius de Aquino, navegaram pelo sistema, mostrando os benefícios disponibilizados até o momento e os próximos passos a serem dados pela equipe do projeto da RNP junto ao CNPq.

Assista ao vídeo com a apresentação completa!

© 2019 - RNP Todos os direitos reservados.   |  Conheça nossa Política de Privacidade