Plataforma For é contemplada pelo selo prata de modernização

- 07/12/2022

A Plataforma For, mantida e operada pela RNP em parceria com o Ministério da Educação (MEC), foi contemplada com o selo prata de modernização. A iniciativa é um dos instrumentos da Política Nacional de Modernização do Estado (Moderniza Brasil), instituída em 2021.

Para receber o selo, os projetos são identificados e classificadas com uma pontuação após avaliação de uma organização independente composta por integrantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A lista das ações contempladas foi divulgada no dia 29/11 no Painel de Indicadores (Modernizômetro) do Portal da Modernização.  

“Este selo é um reflexo do trabalho colaborativo onde a RNP tem atuado junto com o MEC e instituições participantes do Comitê de evolução, pois conjuntamente temos identificado e implementado melhorias na plataforma, mas não podemos esquecer o trabalho realizado nos anos anteriores pela UNIFAL, UFLA e UnB junto à ANDIFES para elaboração das primeiras versões da Plataforma. Em 2023, queremos atuar para conseguir o selo ouro”, afirma Hélder Vitorino, gerente de Soluções responsável pelo projeto da Plataforma For na RNP.

A Política de Modernização busca direcionar os esforços do governo para aumentar a eficiência e modernizar a administração pública, a prestação de serviços e o ambiente de negócios para melhor atender às necessidades do cidadão. O Modernizômetro faz parte dessa Política e reúne as boas práticas que podem inspirar outras iniciativas no país.

Em 2022, 163 iniciativas foram indicadas para concorrer ao Selo de Modernização, onde apenas 23 iniciativas receberam selo ouro, 27 selo prata, 39 selo bronze, e 14 selo bronze com menção. 

RNP participa do 3º FORPLAD de 2022

A RNP esteve presente no 3º FORPLAD (Fórum Nacional de pró-reitores de planejamento e de administração das instituições federias de ensino superior) de 2022, realizado entre os dias 30/11 e 2/22, para discutir questões relativas ao projeto da Plataforma For, dentro do grupo temático de gestão riscos e planejamento de desenvolvimento institucional. 

Durante a reunião do GT, dia 1º/12, foram apresentadas as melhorias já implementadas, dirimida as dúvidas em relação à plataforma e ressaltada a importância da parceria RNP/MEC/GT dentro do comitê para a continuidade da evolução da solução.