
A Política de Inovação Educação Conectada
Instituída pela Lei Nº 14.180, de 1º de julho de 2021, a iniciativa do Governo Federal tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.
O Programa também objetiva dar autonomia aos professores na adoção de tecnologias para a educação; estimular o protagonismo do estudante; ampliar o acesso a recursos educacionais de qualidade; e incentivar a formação de professores e gestores em práticas pedagógicas que promovam o uso de tecnologia.
Sobre o Projeto-Piloto
O projeto-piloto da Política de Inovação Educação Conectada é uma iniciativa liderada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com os Estados e os provedores regionais, e tem a RNP como executora do projeto de interiorização de redes de educação e pesquisa.
Além de ter acesso à internet de alta velocidade por fibra óptica, os alunos ainda terão acesso à rede sem fio Wi-Fi com segurança, gerenciamento em nuvem e disponibilidade de sinal.

Impacto social
266 mil
alunos da educação básica beneficiados
473 escolas
públicas nesta primeira fase
6 cidades
em quatro estados do Nordeste
Tecnologia adotada

Uma das soluções tecnológicas adotadas é a Meraki Full Stack, da Cisco, uma arquitetura completa de rede gerenciada 100% na nuvem, que inclui tecnologia sem fio, switching, segurança (UTM), tudo de forma centralizada por meio de um painel de controle cloud.