Wi-Fi acadêmico e seguro chega a estações de metrô, trem e de ônibus da cidade de São Paulo

- 20/12/2022

Um universitário que queira assistir uma videoaula, um pesquisador que precise finalizar um trabalho ou um professor que esteja corrigindo provas no fim de semestre agora podem se conectar à rede de internet sem fio, segura e dedicada à comunidade acadêmica, o eduroam, também nas estações de metrô, trem e de ônibus de São Paulo capital. O Wi-Fi, operado no Brasil pela RNP, foi ativado em 65 novas localidades na cidade mais populosa do país, em parceria com a Linktel.

A novidade faz parte de um processo de expansão da disponibilização do sinal do eduroam em ambientes públicos com grande circulação de pessoas, para além dos muros das 178 instituições de ensino e pesquisa usuárias do serviço, onde a comunidade acadêmica já podia se conectar. Com o trabalho de capilaridade, a rede eduroam brasileira passou a ser a maior do mundo em número de pontos de acesso. Atualmente, são cerca de 3.500 espalhados por todo o território nacional. 

Passam a contar com sinal do eduroam as seguintes estações:

Estações conectadas pelo eduroam

Como se conectar a uma rede eduroam? 

Membros da comunidade acadêmica vinculados a instituições usuárias do serviço podem se conectar à internet segura em qualquer lugar que possua pontos de acesso do eduroam. Para isso, é necessário o usuário autenticar as credenciais com o eduroam configurado em seu computador, celular ou tablet. Uma vez conectado com login e senha, a conexão da rede sem fio acontece de forma automática. No Brasil, para ser uma instituição de ensino e pesquisa provedora do serviço, o único requisito é estar homologada na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).