Tecnologia é uma aliada fundamental no combate a mudanças climáticas, ressalta keynote speaker do Fórum RNP

- 11/07/2023

Ana Toni, secretária de Mudança do Clima do MMA, irá discutir o papel da tecnologia na causa ambiental

Dados recentes do Centro Nacional de Previsão Ambiental dos Estados Unidos (EUA), ligados à administração Oceânica e Atmosférica Nacional do país (NOAA), apontam que a primeira semana de julho foi a mais quente já registrada na Terra, com a temperatura média global batendo recorde de calor durante três dias. Com os efeitos das mudanças climáticas sendo cada vez mais sentidos no planeta, aumenta a necessidade de se debater soluções para a questão e um dos caminhos pode ser o uso de tecnologias emergentes. 

O assunto será apresentado na 12ª edição do Fórum RNP pela keynote speaker Ana Toni, secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Em 30 de agosto, ela irá falar sobre a necessidade de desenvolver e usar novas ferramentas que ajudem na causa climática, em prol do futuro do planeta.

“As tecnologias emergentes são fundamentais para enfrentar a mudança do clima. Não só tecnologias de baixo carbono, mas principalmente as que permitam o trabalho em rede com o setor privado, governos e sociedade civil. As soluções são cada vez mais transversais. E é ideal buscar essas novas tecnologias que nos ajudem a trabalhar em rede à procura de soluções e criando movimentos de mudança”, afirma a economista e doutora em ciência política.

Em sua palestra, Ana Toni levará os participantes do evento a refletir sobre melhores maneiras de contribuir com a mitigação das mudanças climáticas. Para ela, um dos caminhos é ter um ambiente no qual as informações estejam centralizadas, facilitando a tomada de decisões.

“Poderíamos ter redes nas quais as pessoas já tenham um trabalho em conjunto para a prevenção de inundações, ou sabendo que vai ter uma inundação, ver o que pode ser feito primeiro. Dados que mostrem, por exemplo, como o Norte do Rio de Janeiro agiu ou como o Norte do Acre agiu. Quais as melhores práticas a serem adotadas contra inundações? Trabalhar em rede e com tecnologias que nos ajudem é fundamental”, aponta.

Troca de ideias é essencial

Ao longo de sua carreira, Ana já foi diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), presidente do Conselho do GreenPeace Brasil, diretora da ONG ActionAid Brasil e também da Fundação Ford no país. Além de promover uma profunda reflexão sobre a causa ambiental no Fórum RNP, a secretária espera ainda trocar ideias e aprender mais sobre novas tecnologias.

“Vejo as soluções tecnológicas ajudando não só na descarbonização, mas muito mais na gestão da causa ambiental. Ainda estamos longe de explorar as possibilidades de redes e inteligência artificial neste processo, por exemplo. Espero que neste evento eu possa não só falar, mas aprender muito. Porque vamos precisar da tecnologia nesse embate de mudanças do clima”, conclui.

Ana Toni - MMA

Foto: Fernando Donasci/MMA

Fórum terá transmissão online

O Fórum RNP será realizado em Brasília entre 29 e 31 de agosto e terá transmissão online gratuita da programação. Interessados em acompanhar o evento presencialmente ou online podem se inscrever aqui. O tema deste ano é "Aplicações Emergentes na Educação, Ciência e Cultura”, tecnologias de grande potencial já usadas em vários negócios e iniciativas (como em ensino à distância), mas que ainda podem evoluir.

A ideia é promover um debate sobre como essas tecnologias podem ser usadas em projetos inovadores em diferentes áreas do conhecimento. Alguns dos assuntos que devem ser abordados no Fórum são aplicativos para o desenvolvimento dos capitais humano e cultural das organizações, digitalização da cultura, desafios e dificuldades de se consumir e produzir dados de alta qualidade e diversos outros. 

12ª edição do Fórum RNP
Data: de 29 a 31 de agosto.
Local: Royal Tulip Brasília - Setor SHTN - Trecho 01 Conj 1B. Brasília-DF.
Horário: 8 às 18h.
Inscrições (presencial e online) aqui.