Simpósio Internacional #tranformacaodigitalnosus reforça a saúde digital como agenda estruturante do Ministério

- 04/10/2023

Nos dias 2 e 3/10, aconteceu, em São Paulo, o 1º Simpósio Internacional #tranformacaodigitalnosus. O evento, realizado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi/MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), contou com o apoio da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE/RNP) e uma programação com 50 palestrantes e 245 experiências exitosas submetidas, sendo um marco para a saúde digital no Brasil.

“A transformação digital do SUS é uma agenda estruturante para o Ministério da Saúde e tem que ser construída tripartite, com a participação da academia”, essa foi uma das falas de destaque da ministra da pasta, Nísia Trindade, durante a mesa oficial das autoridades que abriu o segundo dia de evento. Seguindo essa diretriz, a mesa foi composta pela secretária da Seidigi/MS, Ana Estela Haddad, pela representante-geral da OPAS no Brasil, Socorro Gross, que ressaltou ser hoje a primeira secretária de Saúde Digital vinculada a Ministério de Saúde na América Latina, a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, o presidente do Butantã, Esper Georges Kallás, o secretário Estadual de Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, representando também o Conass, e o presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida.

Os participantes das discussões promovidas pelo simpósio dialogaram sobre as redes colaborativas, atividades, pesquisas e implantações realizadas ao longo dos últimos 20 anos no Brasil, ciência de dados, aplicações de IA na saúde, modelos e experiências aplicadas em Harvard (EUA), no National Health System (Reino Unido) e na Dinamarca.

No painel sobre interoperabilidade, a coordenadora-geral de Inovação e Informática da Seidigi, Paula Xavier, apresentou os resultados e números obtidos na prática da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Já Michael Diana, do Conasems, mostrou a jornada do paciente com a RNDS, e Marcelo D`Agostino, da OPAS Washington, traçou um belo paralelo com a utilização digital nos bancos mundo afora, e completou com a frase “Estamos em boas mãos e estamos juntos”! 

Vale destacar a participação de todas as Secretarias do Ministério da Saúde nas mesas de diálogos e perspectivas apresentadas durante o evento, confirmando a afirmação inicial da ministra de agenda estruturante para o Ministério da Saúde. 

O coordenador nacional da RUTE/RNP, Luiz Ary Messina, foi um dos participantes do painel que tratou sobre saúde digital, inovação e o complexo economônico-industrial da saúde, reforçando o papel da RNP como apoiadora e contribuinte ativa da agenda.