RNP retoma cooperação internacional com rede acadêmica de Moçambique

- 13/09/2023

A MoRENet, a rede acadêmica moçambicana, retomou sua cooperação internacional com a RNP, iniciada em 2013, por meio de um acordo de cooperação bilateral entre os ministérios de C&T de ambos os países. Nesta atual fase, a cooperação contará com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

A MoRENet hoje pertence ao Instituto Nacional de Governo Eletrônico (INAGE), que por sua vez é uma instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique. 

A equipe da MoRENet acompanhou o Fórum RNP 2023, realizado nos dias 29 e 31 de agosto de 2023, e participou de diversas reuniões no escritório da RNP em Brasília. A primeira contextualizou os representantes do INAGE sobre o histórico da cooperação entre a RNP e a MoRENet, que iniciou em 2013, baseando-se em três eixos de ação: o intercâmbio de boas práticas em gestão e governança de Redes de Pesquisa; a capacitação em TI, com o apoio da Escola Superior de Redes da RNP (ESR); e o intercâmbio de informações sobre gestão técnica e operacional de serviços avançados.   

Em segunda reunião, discutiu-se a participação de representantes da MoRENet em turmas disponíveis da ESR em 2023, tanto presenciais como virtuais. “O objetivo é capacitar o corpo técnico da MoRENet e reforçar a importância desse financiamento para avançarmos com o tema”, afirma o diretor-adjunto da ESR, Leandro Guimarães.  

A comitiva de Moçambique ainda se reuniu com a Diretoria-Adjunta de Gestão de Serviços (DAGSer) e com a Gerência de Atendimento Integrado (GAI) da RNP.  

Entenda a cooperação entre RNP e MoRENet 

2013

Acordo bilateral entre o ministérios de ciência e tecnologia de Brasil e Moçambique, formalizado no contexto da visita do então ministro da Ciência e Tecnologia de Moçambique, Louis Pelembe.

2014

Apoio na elaboração do documento de SLA (Service-level agreement) da MoRENet.

2015

Capacitações em turmas distribuídas e implantação da Academia MoRENet.

2016

Apoio à implantação de serviços Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e Eduroam de Moçambique. 

2017

Capacitação de 25 professores de TI de instituições de ensino técnico profissional no Brasil em três meses, em parceria com a Autoridade Nacional de Educação Técnico Profissional (ANEP) de Moçambique, no período de setembro a dezembro de 2017. 

2018

Capacitações em segurança em redes em cursos básicos e avançados, totalizando mais de 120 vagas, com o apoio financeiro da Agência Italiana de Cooperação em Moçambique (AICS). Implantação, em Moçambique, de dois Centros de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRTs), um governamental e outro acadêmico. 

2019

Apoio financeiro da Agência Brasileira de Cooperação ABC/MRE, para ações de capacitação em saúde, cultura e TIC, entre elas as áreas, de telemedicina e telessaúde, de armazenamento e distribuições de acervos audiovisuais, de cibersegurança e de serviços em nuvem para a comunidade acadêmica. O plano de trabalho foi interrompido em decorrência da pandemia.