RNP realizará seminário online sobre evolução de ataques DoS

- 25/04/2017

Nesta quinta-feira (27/4), das 11h às 12h (horário de Brasília), o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP dará início a uma série de seminários online sobre segurança da informação, com o objetivo de educação e conscientização em segurança. O primeiro tema escolhido é a evolução dos ataques de negação de serviço (DoS).

Esses ataques cibernéticos são atividades maliciosas capazes de tornar um serviço e/ou sistema indisponível pela sobrecarga dos recursos computacionais. Geralmente, ocorrem quando uma rede ou aplicação alvo são sobrecarregados por um volume de tráfego ou processamento anormal, provocado intencionalmente para prejudicar a disponibilidade de um serviço DoS, do inglês Denial of Service.

Na palestra, o analista de segurança do CAIS/RNP, Rildo Souza, apresentará as principais vulnerabilidades que permitem a ocorrência desses ataques, como nos casos do DNS Recursivo, NetBios, SSDP, NTP e SNMP abertos. "Em 2016, segundo dados da Arbor Networks, foi identificado o maior ataque de negação de serviço até hoje, o mesmo ultrapassou 900 GB de impacto", afirma Rildo.

O palestrante também comentará sobre a ferramenta SeVen, desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o apoio da RNP para identificar ataques DDoS na camada de aplicação e mitigá-los em tempo real.

A transmissão do seminário online é aberta ao público. Acesse pelo link: conferenciaweb.rnp.br/webconf/seminarios-seguranca.